Uma boa conversa sobre desempenho deve considerar alguns pontos:
Sinceridade, não chegaremos a lugar algum com agenda oculta um sobre o outro. Faça uma avaliação honesta com fatos, com exemplos bons e ruins.
Faça perguntas para apoiar a conversa. Procure ver o que ele pensa sobre o trabalho, a empresa e os colegas de trabalho. Escute as respostas atentamente, quando necessário faça o contra ponto.
Não crie situações para o colaborador adivinhar o que você espera dele. Não use parábolas no intuito de você mostrar que tem você tem conhecimento.
No final da conversa, seja caridoso com a pessoa, seja construtivo, contribua para que a pessoa saia orientada e se sentindo melhor, se disponibilize para contribuir com o desenvolvimento dela, desde que ela aceite. Não gere medo na pessoa.
Combine com a pessoa a periodicidade destas conversas.
Não perca a oportunidade de ajudar e desenvolver pessoas. Isso é nobre.
Quero ressaltar que as pessoas são diferentes e podem contribuir de forma diferente e únicas, a contribuição é uma obrigação de cada um na empresa. O gestor deve buscar a melhor forma de extrair de cada um o melhor e identificar como pode contribuir para melhoria de cada um.
Todos nós temos pontos a serem melhorados, não podemos desistir, descartar por motivos que podem ser trabalhando. Muitos querem mudar mais não sabem como mudar.
Marque uma visita com a gente para conversar sobre este tema ou outros temas que esteja interessado. A S. A. Consultoria acredita nos desenvolvimentos das pessoas que tem potencial e querem se desenvolver.