A atividade de fazer gestão seria fácil se necessitássemos apenas de decorar fatos, sequências operacionais, obedecer a procedimentos previamente definidos, inserir dados nos programas de computador e depois apetar um botão para que as soluções para atingir os resultados desejados fossem fornecidas.
Sabemos que não é assim que as coisas funcionam, apesar de algumas pessoas trabalharem como se assim fossem. Como se fosse igual a uma receita de bolo pronto. Fazer gestão é administrar problema, é uma atividade caótica que exige capacidade técnica, conhecimento para interpretar as informações de forma correta, planejar ações que levem a empresa a rentabilidade e que satisfaça os clientes fornecendo produtos que agregam valor.
Existem alguns bloqueios que impedem este entendimento, cada um deve fazer uma auto avaliação, pois o bloqueio mais comum é acreditar que a prática é diferente da teoria. Existe uma diferença entre fazer mecanicamente um processo (operacionalizar) e a habilidade de aplicar soluções científicas conforme a situação que se apresenta e sofre mutações com o passar dos tempos.
Equívocos sobre o que funciona e não funciona no fluxo da produção, é resultado da falta de entendimento, conhecimento atualizado, compreensão acerca da necessidade dos clientes e a rentabilidade necessária da empresa. Podemos até agora não saber como fazer, jamais podemos dizer que é impossível, então vamos deixar a porta aberta para uma solução, vamos pesquisar, se bem observarmos todos os dias vemos coisas que não sabíamos que existiam.
Nós da S. A. Consultoria sugerimos aos colegas que fazem gestão em qualquer nível dentro de uma empresa, busquem conhecimento constantemente, tudo evolui quer você queira ou não.