Um líder deve ser autêntico, manter uma relação honesta e aberta com as suas equipes de trabalho. Cumpra o que você combinou, quando tiver uma dúvida externe a sua dúvida, compartilhe com a equipe suas dúvidas ou quando errar, reconheça seus erros aprenda a pedir desculpa. Esta atitude não vai te diminuir perante a sua equipe, pelo contrário, vão perceber que você também é um ser humano que estar em busca de evoluir que não sabe tudo.
Quanto mais estudamos, mais certeza temos que “não sabemos tudo sobretudo”. Desconfie de quem sabe tudo sobretudo. Fique atento.
Por uma questão de medo misturado com respeito, a equipe percebe o desvio de honestidade intelectual do líder, passa a observar e tomar cuidado com as suas ações. Tudo isso gera uma “agenda oculta” entre o líder e os liderados. A empresa que necessita do trabalho do líder e da sua equipe é quem mais sofre com este tipo de comportamento. Existe um pacto entre os membros de não comentar muito sobre este assunto, é considerado um assunto delicado.
Algumas características como autenticidade, determinação e força de vontade, os líderes devem ter associado ao conhecimento técnico e humano. Ser rígido em vários momentos é fundamental para manter a equipe na direção do propósito, realização de metas etc. Nestes momentos de abordagem com a equipe, sua autenticidade, determinação e força de vontade vem à tona com naturalidade. Alguns liderados podem não concordar, principalmente os que não estão comungando com o proposito e metas. Quando os resultados se concretizam, estes normalmente mudam de opinião.
Todo o lado técnico pode ser aprendido em qualquer época da vida, como tratar com o lado humano, quando não aprendido na época certa (na idade certa), fica pouco fácil de aprender, mais pode ser vencido estas barreiras, depende de você querer, entender a necessidade de aprender e mudar.
Marque uma visita com a gente para conversar sobre este tema ou outros temas que esteja interessado. A S. A. Consultoria Industrial tem experiência na gestão dos processos e pessoas.