Para compreender o comportamento natural dos processos que você executa, o gestor deve ter uma clara compreensão do ambiente no qual atua. A empresa que você passou pode ser concorrente da empresa atual, mais não é igual, lembre-se disso.
Conhecer os produtos, clientes, a concorrência (pontos fracos e pontos fortes), equipe que orienta, fornecedores, terceirizados, ou seja, todo o grupo de interesse (Stakeholders). Este conhecimento vai proporcionar ter dados e informações do ambiente para montar estratégias em busca de atingir resultados previsíveis.
A transformação de ambiente para atingir resultados previsíveis, sugere em fazer coisas do tipo assim, após conhecer todo o grupo de interesse:
Para transformar um ambiente, demanda tempo, o processo de mudança não acontece de forma rápida, quanto desejado, tudo que envolve mudança de atitude de pessoas é necessário determinação, insistência e acreditar que é possível. Muitos abandonam o processo de transformação muito antes de alcançar os resultados permanentes. Interrompendo assim o processo de mudança do ambiente, ou seja, mudança de cultura.
Em nosso trabalho de consultoria, ouvimos de todos empresários o desejo de mudar, passado um mês, no máximo dois meses, começamos a identificar quem realmente vai concluir o processo de mudança, estamos ainda compreendendo as causas que engessam os processos, desistem e não assumem a desistência, inicia-se um processo de não dar prioridade as mudanças frente a sua equipe. O caos fica instituído.
A S. A. Consultoria orienta aos empresários a pensar bem antes de iniciar um processo de mudança, realmente necessita da mudança, quais serão os benefícios no futuro, estar disposto também a assumir o ônus negativo da mudança, sair da zona de conforto atual para uma zona desejada mais ainda desconhecida, passar pelo período de transição, período que as coisas não funcionam como funcionava no passado e ainda não funcionam como vão funcionar no futuro. É no momento da transição que você como empresário é colocado a prova.
Marque uma visita com a gente para conversar sobre este tema ou outros temas que esteja interessado dentro da nossa competência.