Dando continuidade a série sobre qualidade.
Vamos falar um pouco de modelagem.
A modelagem é construída com base nas informações da Ficha Técnica de Criação e Desenvolvimento.
A qualidade da informação escrita pela estilista tem um peso na qualidade da modelagem a ser construída.
A falta de clareza na informação, faz com a modelista as vezes tenha que tomar decisões, hoje é comum as estilistas não trabalharem todos os dias nas fábricas, a modelista acaba no intuito de acertar e cumprir os prazos do planejamento, gera um problema.
Costumo falar que, a modelista deve interpretar o desenho e não adivinhar como seria.
Nossa sugestão, é que a modelista antes de iniciar o seu trabalho, analise as Fichas de Criação e devolva solicitando mais informações.
Normalmente a modelista erra quando toma a iniciativa de adivinhar, gastamos tempo com corte de peça piloto, pilotando, matéria prima tecido, linha etc. quando chega no momento da prova, surgem os comentários por parte dos Estilistas e Direção da empresa, não foi isso que eu pensava.
O processo retorna para a modelagem refazer, novo corte de piloto, nova pilotagem, mais tecidos e linhas etc. Este refaz passa dos 30% em média.
Quero deixar claro que nem tudo que se refaz em uma prova de roupa é somente por este motivo. Existem outros motivos que vamos abordar nos próximos vídeos.
Tem necessidade de melhorar a sua qualidade, estar tendo problemas de qualidade junto aos seus clientes entre em contato com a S. A. Consultoria Industrial, marque uma visita.