O ordenamento forçado das pessoas com a mesma faixa de salário, pessoas com potencial e resultados diferente na mesma função, cria um descontentamento na base operacional. É destrutivo para estas pessoas, não faz sentido se esforçar e fazer mais.
Buscar formas de diferenciar o salário das pessoas com resultados diferentes na mesma função é essencial para o desenvolvimento da empresa. Pessoas que tem um nível de polivalência, qualidade na operação, comprometimento com as metas etc. devem ser reconhecidas, caso contrário você vai promover somente a competição negativa, quem não faz recebe o mesmo valor de quem faz.
Você deve ter como medir a produtividade e a eficiência de cada um e o resultado do grupo de trabalho. A diferença deve ser mostrada em números e não em sentimento dos encarregados. Um prêmio, uma gratificação não pode ser um custo de forma nenhuma, o valor é resultado do esforço há mais do grupo. Existe maneira de calcular e definir a partir de quanto de eficiência o grupo já se pagou e mantendo a eficiência acima deste valor, podemos pagar um prêmio de produção que em hipótese nenhuma pode ser considerado um custo.
Cuidado com premiação do grupo individualmente sem o resultado do grupo. Isso é aumento de custo. Só beneficia quem estar recebendo.
Marque uma visita com a gente para conversar sobre este tema ou outros temas que esteja interessado. A S. A. Consultoria tem uma metodologia de trabalho para definir um prêmio de produção cuja os valores são oriundos de um esforço maior do grupo de trabalho.