A aprendizagem organizacional é a soma da aprendizagem individual de cada pessoa na sua empresa. Aprender a pensar cientificamente, sair do nível “eu acho”, aumenta a capacidade técnica da sua empresa.
É estranho mencionar que todos devem aprender a pensar cientificamente, mesmo os engenheiros que tiveram treinamentos específicos nesta área. Colocar em prática este pensamento para alguns é uma barreira.
O PCDA é provavelmente a melhor representação do pensamento lean. PDCA é uma sigla que dá nome a uma ferramenta usada na gestão. Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir). a grande inspiração para a criação do PDCA foi atribuída por Shewhart (criação na década de 20) e Deming (disseminou seu uso no mundo todo na década de 50).
Para sobreviver é necessário compreender e reagir e não de analisar e refletir profundamente durante muito tempo. A nossa sobrevivência depende da questão de compreender e reagir com rapidez. Para diminuir a probabilidade de erros nestas reações rápidas, se dão melhor que tem mais capacidade técnica armazenada, ou seja, buscou e acumulou conhecimento para usar quando a oportunidade surge.
Marque uma visita com a S. A. Consultoria Industrial, para conversar sobre este assunto ou outro assunto que seja pertinente a sua necessidade.