Propósito de uma remuneração através do prêmio de produção: produzir mais com o mesmo Orgânico com Qualidade dentro de padrões estabelecidos que atendam a necessidade dos nossos clientes e remunerar a todos por esta produção a mais com qualidade. Promover a integração de todos os setores da empresa, todos podem contribuir de várias formas para produção com eficiência e qualidade. Este deve ser o objetivo verdadeiro.
Quando o prêmio de produção não estimula a criatividade, a integração da equipe, o prêmio de produção vira a tática do golfinho: recompensa o desempenho esperado (com peixe) e, com isso, amplia a expectativa de repetição desse comportamento. Isto é uma visão pequena, é uma armadilha e muito comum nas empresas.
Os gestores acostumam suas equipes a produzir resultados somente mediante aos estímulos com incentivos financeiros acima do que foram acertados como salário, com ultimatos, sensibilização da necessidade de uma produção maior, alguns até com ameaça do próprio emprego. O objetivo do gestor é fazer com que todos continuem a produzir, a atingir as metas, mas se é retirado estes estímulos ou o treinador (líder /supervisão) o resultado da produção diminui vertiginosamente.
No primeiro instante estes estímulos financeiros (peixes) são muito desejados e parecem bastante gostosos, mais logo se transformam em fantasias traiçoeiras.
O que vocês proporcionam de benéficos? Essa é a principal pergunta feita por uma pessoa quando procura emprego, ou seja, o que vocês podem fazer por mim? Ou utilizando a metáfora do golfinho quantos peixes vocês oferecem? Neste momento eu já tenho uma ideia de como esta pessoa foi gerida nos empregos anteriores.
Cria-se um problema ao dar tanta importância aos peixes, às pessoas se acostumam a escolher o caminho mais curto ou o mais rápido para obtê-los, que não são necessariamente o melhor caminho e o mais apropriado. Começam a queimar processo, manipular os resultados, etc. etc.
Incentivos financeiros como prêmios de produção não são tão negativos em todas as situações, mais se tornam negativos quando a intenção é somente a dominação, a manipulação e a dependência do funcionário.
O prêmio de produção deve ter regras que incentivem não somente o aumento da produção, mais também buscar através das regras, da execução dos processos o crescimento das pessoas como seres humanos e profissionalmente, através da integração, disponibilidade de adquirir novos conhecimentos.
Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: Quais tarefas de sua vida não possuem importância, não são urgentes e ajudam pouco na realização de seu objetivo principal na vida?
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para montar um prêmio de produção que não seja um aumento de custo e sim um ganho para a empresa e colaboradores.