Gestores que não tem o hábito de ir ao Gemba, não tem também desenvolvido o hábito de checar por amostragem o trabalho realizado pela sua equipe. Confia cegamente sem checar a execução, deixando de contribuir para o melhoramento da execução dos processos e colaboradores.
Os processos têm variabilidade, geram problemas, umas mais e outros menos, pessoas podem não compreender exatamente a forma da execução. Pessoas pedem o foco durante a execução, se sentem pressionadas para concluir no tempo e acabam queimando alguns elementos da operação durante a execução.
Coincidência ou não, esse modelo de gestão vem acompanhado de problemas de qualidade, alto turnover dos colaboradores, lead time elevado na execução dos processos e custos maiores.
Observamos que colaboradores quando compreendem esta forma de gestão, sabem que prevalece a explicação verbal, quem melhor souber argumentar perante o gestor se sai melhor por mais tempo na empresa. Este colaborador fica muito constrangido quando alguém que solicita para ver, conferir.
Gestão que tem por hábito visitar o Gemba, visitar diariamente o local onde as ações acontecem, confere junto com quem executa os resultados, melhora a qualidade, melhora a integração entre o gestor e a equipe, cria a cultura de melhoramento contínuo.
Nós da S. A. Consultoria Industrial, somos uma empresa de consultoria que temos por hábito ir aonde as ações se desenvolvem, no Gemba, verificar como e quando estão sendo executada as ações. Conversar com quem executa os processos. Esse é um diferencial do nosso trabalho. Marque uma visita conosco para melhor compreender como o nosso trabalho pode contribuir com a sua empresa.