Pelo princípio universal de que todo efeito tem uma causa, tem uma origem, então qual a razão de cuidar somente no efeito dos problemas que encontramos nos processos?
Se a causa vem sempre antes do efeito, a causa nem sempre se mostra quando identificamos o efeito. A causa real fica sobre um manto, sobre um véu encoberto aos nossos olhos. Para retirar este manto é necessário um estudo científico das possíveis causas sem tendenciar a emitir opiniões antes da conclusão das análises. Para realizar um estudo científico é necessário capacidade técnica, ter uma metodologia para investigar os processos anteriores realizado, mais uma vez eu repito, isenta de opiniões (eu acho, deve ter sido, eu penso que … etc.)
Não podemos esquecer que vivemos todos em fase de aprendizagem, temos as nossas imperfeições, nem sempre reconhecida por nós, não faz sentido que a análise seja feita somente por quem executou os últimos processos ou o último processo. É comum a gestão, passar o problema para quem executou o último processo, analisar e informar o que aconteceu ao gestor. Este é o típico do gestor que não costuma ir ao Gemba, onde as ações acontecem.
Normalmente esta análise vem recheada de opiniões e justificativas. O manto contínuo cobrindo a causa, nos próximos dias o efeito volta a acontecer. Vocês já viram isso acontecer na sua empresa?
Quando não identificamos as causas e trabalhamos para fazer as correções necessárias, seguimos com as aflições e dores ao mesmo tempo, vamos seguir sendo punido pelos erros que vamos repetir várias vezes na execução dos processos.
Quero lembrar que os clientes e o mercado não aceitam tanto desaforo, a bondade dos clientes e mercado é finita.
Sugerimos usar a metodologia do Diagrama de Ishikawa. Ela é uma ferramenta visual, em formato de gráfico. Sua função é auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema. A causa vai estar contida em uma ou mais das opções abaixo (7ms):
A S. A. Consultoria trabalha de uma forma cientifica na análise das causas dos problemas identificados no dia a dia, tiramos o manto que encobre os problemas, tornando estes problemas um estudo de caso, onde a sua equipe tem a oportunidade de aprender, melhorar a sua capacidade técnica e consequentemente da empresa.
Marque uma visita conosco para conversar sobre os problemas repetitivos da sua empresa e outros assuntos da sua necessidade.