Retomada enxuta

Uma das bases da Manufatura Lean é a solução de problemas
6 de maio de 2019
Análise de estoques em função das metas propostas para o setor comercial
15 de abril de 2020

É hora de preparar a sua empresa para sair da quarentena.

Neste momento fica pouco fácil mensurar ainda a diminuição das vendas, uma crise de feições ainda não totalmente conhecidas e que não poupa indivíduos, organizações ou economias, quanto do nosso mercado vai encolher, mais já sabemos que vai haver uma diminuição considerável. Procurar definir um percentual de perda de mercado, sem muito otimismo para os próximos meses é uma providência a ser tomada com uma certa urgência.
Vamos ter problema de falta de matéria prima, temos que ficar atento nos nossos fornecedores, antes de colocar estas meterias primas nas próximas coleções, verificar a disponibilidade e a garantia de receber no prazo necessário. Todas as cadeias produtivas estão sofrendo com a pandemia do coronavírus.
Devemos criar um desenho da empresa que atenda a demanda para os próximos meses. Definir a estrutura física e o orgânico necessário para esta demanda. Entenda que esta ação é diferente de fazer uma redução de custo. Temos que ter a melhor capacidade técnica disponível para preparar a empresa para a retomada. Após concluído o desenho da empresa:
1. Atualizar todos os custos:
2. Fazer simulações de preço de venda;
3. Verificar se esta nova demanda estabelecida pagar estes custos.
Este valor será a meta mínima que o comercial deve se programar para trabalhar.
O objetivo destas providencias é minimizar os impactos da baixa demanda neste período, como ajuste da capacidade produtiva, administrativa e comercial, possíveis redução do orgânico e encerramento de operações ou linha de produto que não seja rentáveis.
Redução de custo, estar ligado a:
Conhecimento adequado;
Melhoria da execução dos processos;
Aproveitamento melhor da matéria prima;
Matéria prima com qualidade compatível com o produto que fazemos;
Redução do tempo de atravessamento dos processos;
Fluxo contínuo dos processos;
Não vamos nos enganar, querer achar que no retorno após quarentena tudo vai estar igual a antes que não vai estar, vamos encontrar um mundo bem diferente. Além da falta de recurso das pessoas, após todo este tempo em casa em quarentena, muitos dos nossos valores estão sofrendo várias alterações diariamente, valores estes que vão influenciar nas decisões das próximas compras.
Sabemos que nem todas as empresas estavam preparados financeiramente para a situação da pandemia do coronavírus, temos que negociar prazos de pagamentos com fornecedores. Buscar matéria prima com qualidade e preços melhores.
Durante um bom tempo o conceito de “desglobalização” vai ser analisado por todos, acreditamos na aposta da valorização do produto nacional e na compra de matéria prima nacional.
Temos de estudar muito e motivar os nossos colaboradores a estudarem, melhorarem o nível de conhecimento, acreditamos que o conhecimento, disciplina, dedicação e controle vai ser a arma para enfrentar a nova situação, antes da pandemia do coronavírus, já se fazia notar a necessidade de as pessoas melhorarem o seu nível de conhecimento, disciplina na execução dos processos e etc., algumas empresas já tinham dificuldades para:
• Desenvolver produtos adequados ao seu mercado com agregação de valor;
• Entregar as coleções e os pedidos no prazo necessário;
• Ter um nível de qualidade aceitável conforme o mercado em que atua;
• Controle dos estoques, falta e sobra de matéria prima e produto acabado;
Você estar tendo uma oportunidade com este novo desenho da sua empresa, projetada para atender a nova demanda, corrigir os pontos acima relacionados ou outros mais não relacionados, se fizer simplesmente uma redução de custo verticalmente, todos os problemas anteriores a pandemia do coronavírus serão preservados. Vamos aproveitar a oportunidade para ajustar os processos viciados e vencidos por novos processos com a equipe ajustada nesta nova formatação e conceito de trabalho. Aproveitar a oportunidade para empoderar a equipe nesta formatação de trabalho.
A velocidade em executar com eficiência, antes da pandemia já era o diferencial, agora mais ainda, tem poder para aproveitar escassas oportunidades de negócios. Se puder disponibilizar para o mercado seu produto com eficiência de custo, entregar mais rápido do que a concorrência com qualidade, logicamente seu resultado será melhor que a concorrência que não estar atenta.
O tempo é o recurso mais limitado que temos, no mesmo tempo temos que fazer mais, reduzir os tempos de atravessamento e manter os fluxos de todos os processos continuamente funcionando, isso reduz a necessidade de capital de giro para manter a empresa.
S A Consultoria estar à disposição para contribuir nos ajustes necessários que a situação exige. Entrar em contato pelo telefone (85) 99111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 98850 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
S A Consultoria

Os comentários estão encerrados.

×