4ª Parte – Elaboração do Planejamento Operacional

3ª Parte – O que é Carga de Máquina e Carga de Mão de Obra?
29 de agosto de 2021
Reunião diária, temas a serem discutidos em uma célula de produção
13 de setembro de 2021
Exibir tudo

4ª Parte – Elaboração do Planejamento Operacional

Com a necessidade de se produzir pequenas quantidades de cada modelo, as células de produção foram criadas para a tender esta demanda.

Requer menos conhecimento de gestão, de racionalização industrial produzir grandes quantidades de uma vez.

Algumas regras devem ser estabelecidas:

Definir o nível de abastecimento da célula de produção, serviço e matéria prima. Este é um dos segredos do sistema de produção em célula, sistema puxado de produção. Não se atinge a eficiência sem controlar primeiro o nível de abastecimento da célula de produção. E não ao contrário, focar primeiro da eficiência e depois no estoque em processo.

Definir a Meta de Entrada em função no nível de abastecimento.

Definir a Meta de Saída em função da eficiência planejada para o dia.

Analisar as cargas de mão de obra e máquinas, planejar hoje o que será realizado amanhã. Definir quem vai fazer cada operação, analisar os possíveis vácuos no processo.

O Planejamento Operacional é como um mapa, deve ser seguido e ajustado conforme a execução vai ou não acontecendo durante o período destinado a este fim.

Se faz necessário uma Supervisão que acompanhe a execução de cada operação dentro do tempo planejado observando também a qualidade.

Os processos devem ser sequenciados e respeitados.

Lembrando que estes conceitos de Célula de Produção não são somente para um grupo de costura, é aplicado a qualquer tipo de grupo de trabalho como Setor de Corte, Acabamento, serviços administrativos etc.

Os comentários estão encerrados.

×