Dando continuidade a série sobre qualidade. Vamos falar um pouco sobre o corte da peça piloto em empresa que utiliza o sistema Cad para fazer a modelagem e o risco. Para este exemplo a modelagem foi construída dentro do sistema Cad.
Segue abaixo alguns cuidados a serem seguidos neste processo:
- O tecido deve estar descansado respeitando o tempo e a forma correta para colocar o tecido em repouso.
- Imprimir o risco com o encaixe diretamente do sistema, modelista deve conferir se todas as partes foram impressa no risco;
- Identificar o tamanho do risco;
- Forrar a mesa de corte com papel adequado;
- Posicionar o tecido sobre o papel sem tencionar respeitando o sentido do fio do tecido;
- O risco deve respeitar o sentido do fio, importante uma conferência com a contribuição da modelista;
- Avaliar o sentido dos moldes se podem ser invertidos as partes;
- Para cortar usar uma tesoura de corte elétrica, suficientemente amolada e respeitar o contorno do traço;
- Após concluído o corte, posicionar cada parte cortada sobre a o papel recortado, avaliar a qualidade do corte e observar se teve algum encolhimento do tecido. Em caso de divergências não seguir com o processo sem fazer a correção.
O corte de piloto sem os cuidados necessários, comprometem o trabalho da modelista, pilotagem, prova de roupa e produção, observamos que este item não é muito observado pelo responsável do setor. Quando entramos neste processo sempre encontramos divergências na execução deste processo, fica a dica para vocês.
Tem necessidade de melhorar a sua qualidade, estar tendo problemas de qualidade junto aos seus clientes entre em contato com a S. A. Consultoria Industrial, marque uma visita.