Como você irá programar a cadeia produtiva para atender a demanda?

A velocidade da cadeia produtiva pode atender a demanda?
4 de agosto de 2014
Sua produção é irregular, o que fazer?
1 de setembro de 2014
Exibir tudo

Como você irá programar a cadeia produtiva para atender a demanda?

Tendo integrado Homem, Material, Máquinas e Métodos projetando um fluxo contínuo de produção verdadeiramente eficiente. Necessitamos definir como programar os setores e como reagir quando acontecem mudanças na demanda dos clientes, acréscimo, decréscimos, prioridades, etc.

É irreal esperar que a demanda do cliente seja totalmente regular. Ajustar a produção a toda hora a toda alteração da demanda, faz o fluxo de produção não ficar contínuo, acarretando aumento do custo e redução na qualidade. Não devemos também esperar uma constância dos mix dos tipos de produto. Sabemos que trocar de mix de produto a todo instante pode incorrer em dificuldades de qualidade e eficiência. Para minimizar estes efeitos devemos planejar a troca dos mix, ordenar por famílias tecnológicas sempre que possível, planejar a troca de lay out, etc.

A opção de produzir grades lotes de um tipo de produto, entre as trocas de mix reduz estes problemas, mais ao preço de responder mais lentamente às necessidades do mercado. Disparar grandes ordens de fabricação requererá substanciais inventários de produtos em processo na esperança de termos na mão o que o cliente deseja, é pouco fácil acertar o mix de produto que o cliente deseja. Estes inventários aumentam significativamente o tempo de atravessamento (lead time) do fluxo de valor. Maior necessidade de capital de giro e aumenta o risco de ficar com produtos vencido pela sua validade de uso no mercado acarretando prejuízo financeiro.

Para trabalhar com um nível de fluxo contínuo em um fluxo de valor enxuto, necessitamos programar e operar os setores com uma flutuação de volume tão pequena quanto possível, ou seja temos que nivelar o volume de trabalho entre os setores, controlar seus resultados para que não aconteça vácuos no processo. Cada produto deve ser dividido em pequenos lotes, isto facilita inundar rapidamente o processo produtivo nas células de produção, reduzindo o tempo de atravessamento da célula de produção.

É fundamental ter indicadores para medir os resultados parciais e finais de cada processo, principalmente os indicadores de menor tempo como as mono horárias individuas e finais para análise rápida do processo e ajustes quando necessários. Estes indicares rápido para ser implantado tem um custo, pessoas, sistema, etc. mais custam menos que não saber os resultados rapidamente paralelo a execução para ajuste do processo, manter as pessoas atenta porque estão sendo monitoradas. É uma garantia do resultado com menos horas extras, menor atraso dos pedidos, etc. quanto custa isto hoje na sua empresa?

Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: Você é capaz de defender um ponto de vista até morrer em vez de viver sem ele?

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este assunto, e implantar a filosofia de manufatura lean. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208.

S. A. Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×