Desejamos o melhor sistema de produção, a melhor movimentação de matéria prima, outra coisa totalmente diferente é alcançá-lo e sustentá-lo. O foco reside na execução operacional sem uma gestão de pessoas e processos e organização. Necessitamos também focar no controle, dar prestígio a esta atividade, na verdade não se controla nada direito nas empresas, tem sempre um furo na informação.
Pessoas sem uma capacitação adequada é colocada na função de controle. Esta pessoa por não ter uma capacitação, acaba sendo um detetive para identificar os itens de matéria prima que está faltando no processo de produção e resolver as paralisações causadas pela falta de matéria prima e outras coisas. Controle de ações preventivas é pouco fácil de ser realizado.
O controle deve ser uma das figuras centrais dos processos. Para que o resultado seja alcançado, seja bem sucedido ele não deve trabalhar sozinho, trabalhar em conjunto com o planejamento a programação dos processos. Faz parte do PPCP – Planejamento Programação e Controle da Produção.
O quê controlar deve ser discutido com quem planeja e com quem programa. Temos que definir os relógios de controle do processo para que o planejamento seja alcançado. Caso contrário, sérios problemas surgem e fica comprometido o planejamento de atendimento ao cliente.
Controlar, o que foi programado, o que foi realizado em todo a cadeia produtiva.
Sem um controle bem executado não existe análise correta dos resultados, já que a matéria prima da análise são as informações apontada no controle, depende da qualidade do controle e os ajustes corretivos no processo para que o planejamento de atendimento ao cliente seja alcançado.
Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho, o que motiva você a viver?
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este assunto, e implantar a filosofia de manufatura lean. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208.
S. A. Consultoria