É seguramente apontada por todos os gestores de área industrial, financeira, contábil e comercial como uma das dificuldades mais comum nas empresas, “falta de acuracidade das informações dos estoques” tanto de matéria prima, produto em elaboração, produto acabado.
A acuracidade do estoque é um indicador da confiabilidade das informações presentes no sistema de controle.
Vale salientar que não é somente no balanço de final de ano, algumas empresas adotam o procedimento de fazer balanços mensal, na tentativa de ajustar as diferenças. Este procedimento é paliativo, consegue minimizar as diferenças entre sistema e o físico, ataca o efeito e não a causa.
Primeira pergunta quanta custa fazer estes inventários todos os meses?
Segunda pergunta quanto custa combater a causa?
Pense nisso.
Para cobrir as falhas relativa a acuracidade dos estoques, algumas empresas chegam a criar “estoques de incerteza”, compra um pouco a mais, etc. A criação deste estoque oficializa a falta de acuracidade do estoque, ou seja é maléfico aos resultados e deve ser extinto da cultura da empresa.
Qual a causa desta acuracidade nos estoques?
Podemos citar algumas:
Explosão da necessidade de matéria prima, MRP, tem importância fundamental, pois assim como o cadastro de matéria prima é fonte primaria de dados para alimentação dos sistema MRP (planejamento da necessidade de material), um índice de acuracidade menor que 99,5% implica em falhas e como medida corretiva os estoques de segurança elevam-se cada vez mais como também a periodicidade dos balanços são reduzidas.
Algumas convicções que são verdadeiras armadilhas:
Itens que são rotativos, vez outra zera no estoque, é perda de tempo conferir;
Permitir algumas falta de acuracidade no estoque, ela certamente vai existir bem mais;
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica.