É a utilização de cada máquina e setores em relação às horas disponíveis em um determinado período. Pode ser representada em tempos de utilização, percentuais ou através das horas efetivamente utilizadas, pode se usar para isto o cronograma de barras.
A utilização principal da Carga de Máquina e Carga de Mão de Obra é saber de antemão, quais os equipamentos ou setores cujas utilizações são maiores e, em virtude disso, dar maior atenção aos mesmos.
Determinar se um setor ou equipamento tem capacidade de produzir o volume de produção programado. Sem esta providência, não saberemos se determinada quantidade de produção pode ser ou não realizada no tempo necessário.
Possibilita a total utilização do equipamento e setor produtivo. Como o cálculo é baseado nos tempos padrões, a carga de máquina e carga de mão de obra prevê a utilização máxima normal do equipamento e mão de obra.
Na elaboração do Planejamento Operacional você avaliar estes fatores e outros não citados aqui.
Lembrando que estes conceitos de Célula de Produção não são somente para um grupo de costura, é aplicado a qualquer tipo de grupo de trabalho como Setor de Corte, Acabamento, serviços administrativos etc.