Gestão da superficialidade dos problemas, não atingimos as causas.

Má aplicação de uma ideia
30 de maio de 2021
Tecido e o percentual de aproveitamento nos processos industriais
30 de maio de 2021
Exibir tudo

Gestão da superficialidade dos problemas, não atingimos as causas.

Pelo princípio universal de que todo efeito tem uma causa, tem uma origem, então qual a razão de cuidar somente no efeito dos problemas que encontramos nos processos?

Se a causa vem sempre antes do efeito, a causa nem sempre se mostra quando identificamos o efeito. A causa real fica sobre um manto, sobre um véu encoberto aos nossos olhos. Para retirar este manto é necessário um estudo científico das possíveis causas sem tendenciar a emitir opiniões antes da conclusão das análises. Para realizar um estudo científico é necessário capacidade técnica, ter uma metodologia para investigar os processos anteriores realizado, mais uma vez eu repito, isenta de opiniões (eu acho, deve ter sido, eu penso que … etc.)

Não podemos esquecer que vivemos todos em fase de aprendizagem, temos as nossas imperfeições, nem sempre reconhecida por nós, não faz sentido que a análise seja feita somente por quem executou os últimos processos ou o último processo. É comum a gestão, passar o problema para quem executou o último processo, analisar e informar o que aconteceu ao gestor. Este é o típico do gestor que não costuma ir ao Gemba, onde as ações acontecem.

Normalmente esta análise vem recheada de opiniões e justificativas. O manto contínuo cobrindo a causa, nos próximos dias o efeito volta a acontecer. Vocês já viram isso acontecer na sua empresa?

Quando não identificamos as causas e trabalhamos para fazer as correções necessárias, seguimos com as aflições e dores ao mesmo tempo, vamos seguir sendo punido pelos erros que vamos repetir várias vezes na execução dos processos.

Quero lembrar que os clientes e o mercado não aceitam tanto desaforo, a bondade dos clientes e mercado é finita.

Sugerimos usar a metodologia do Diagrama de Ishikawa. Ela é uma ferramenta visual, em formato de gráfico. Sua função é auxiliar as análises das organizações na procura da causa principal de um problema. A causa vai estar contida em uma ou mais das opções abaixo (7ms):

  1. Matéria Prima;
  2. Método;
  3. Medidas;
  4. Máquina;
  5. Maio ambiente;
  6. Mão de Obra;
  7. Manager (gestor)

A S. A. Consultoria trabalha de uma forma cientifica na análise das causas dos problemas identificados no dia a dia, tiramos o manto que encobre os problemas, tornando estes problemas um estudo de caso, onde a sua equipe tem a oportunidade de aprender, melhorar a sua capacidade técnica e consequentemente da empresa.

Marque uma visita conosco para conversar sobre os problemas repetitivos da sua empresa e outros assuntos da sua necessidade.

Os comentários estão encerrados.

×