A pandemia trouxe grandes mudanças na vida de todos, seja nos relacionamentos, no trabalho ou na rotina. Não foi diferente com nossa relação com a moda e o consumo.
Empresas que não cuidavam dos seus estoques de matéria prima, produtos em elaboração, produtos acabados e processos com muitas perdas, antes da pandemia, se esforçam para adotar hoje uma política de impor ao mercado os seus estoques, promovendo descontos e comprometendo mais ainda a rentabilidade do seu negócio, a credibilidade da sua marca.
A mudança estar ocorrendo, em tempo real e não tenho folego para acompanhar as mudanças com produtos adequado a nova situação, sua luta passa a ser uma tentativa de encaixar estes estoques neste novo cenário. O planejamento se resume em diminuir o tamanho da empresa de forma drástica e descobrir formas de vender os estoques. Estoques estes, em função da quantidade produzidas maior que a demanda do passado, com muito tempo de exposição para os clientes.
“A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo.” (Peter Drucker)
Como não tem espaço para criar um futuro, ajustar o marketing a nova realidade e acompanhar este novo futuro, o planejamento é olhar para os números do passado, tentar replicá-los neste novo ambiente, com os produtos do passado e seguir em frente. A gestão passa a ser financeira, administrar o caixa dia a dia.
Empresas que já cuidavam dos seus estoques de matéria prima, produtos em elaboração, produtos acabados e processos enxutos, antes da pandemia, conseguem se adaptar e passar pela situação com desenvoltura. Mesmo com a redução das vendas, se adaptam com mais facilidade aos novos tempos. Não tem muito o que promover de saldos, já partem para desenvolver e produzir produtos correlacionados ao novo cenário, a sua rentabilidade diminui sem comprometer a saúde da empresa. O planejamento é composto por ajustes em função do novo tamanho de mercado, algumas empresas até aumentam seu tamanho, tem produtos que se encaixam a nova situação.
Estas últimas empresas já faziam o que deveriam fazer. Já estavam preparadas e ajustadas para qualquer situação de mercado.
Assim como outras pandemias e crises passaram, esta também vai passar, #vaidarcerto, fica a nossa sugestão de fazer o que tem que fazer independente da situação de mercado. Fortaleça a sua empresa com técnicas de gestão que aumente a sua rentabilidade e capacidade técnica, esteja sempre preparado para situações adversa.
Marque uma visita com a S. A. Consultoria Industrial, para conversar sobre este assunto ou outro assunto que seja pertinente a sua necessidade.