A cultura de testar, altera o entendimento das pessoas envolvidas no processo entre a diferença de saber e fazer. É a melhor contramedida que você pode implantar para alinhar o pensamento entre saber e fazer. Os testes devem ocorrer no local onde a ação acontece, ou seja, no Gemba, na frente dos envolvidos no processo. É também uma maneira de provocar os sentidos, os nossos sentidos são como brechas por onde o fato penetra até a compreensão. As impressões produzidas no organismo despertam a surpresa, provocam a investigação e levam a convicção.
Alguns preferem reuniões intermináveis e debates inúteis nas salas de reuniões. Onde somente o sentido do auditivo é despertado, ou não. Temos mais quatro sentidos, alguns de nós somos tocados por outros sentidos, a reunião se torna cansativa. Testar na prática provoca o uso de mais sentidos. Pense sobre isso.
Quando testamos, os limites dos nossos conhecimentos sempre se expandem, até mesmo o fracasso no teste faz parte deste sistema, fracassar não é tão ruim quanto se pensa. Se não tentamos coisas novas, não estamos aprendendo, estamos ficando para trás. Se aprende também no fracasso.
É necessário convencer a todos experimentar as novidades, não ter medo de errar, fazendo testes práticos em um ambiente controlado. Isso significa que custa caro fazer teste em grandes volumes, ou seja, no volume da produção.
Acreditamos que vamos cometer erros em testes práticos, cometemos rapidamente um erro e nos ajustamos com base no que aprendemos e seguimos em frente (novo plano de ação). Ficar remondo o pensamento por um tempo, um resultado que deu errado de teste, cria trauma, na próxima oportunidade não arrisco.
Existem técnicas para fazer testes, observar, controlar os resultados, garantir que os procedimentos sejam respeitados durante o momento do teste. Cuidado para não queimar procedimento, cuidado com os achismos particulares dos envolvidos.
Nos dá S. A. Consultoria aprendemos muito nestes anos de trabalho fazendo testes, faz parte da nossa cultura de trabalho. Quando passamos alguma orientação nas empresas que estamos trabalhando, sempre solicitamos que façam um teste antes, não acreditem logo de cara no que estamos sugerindo. Sabemos a importância das pessoas se apropriarem do conhecimento de uma forma que fique com elas para sempre. A consultoria conclui o trabalho e o conhecimento fica com as pessoas. Quando é imposto, o nível de aceitação diminui.
Marque uma visita com a gente, para conversar sobre este assunto ou outro assunto que seja pertinente a sua necessidade.