Engenharia simultânea para execução dos processos

Saber como fazer as coisas é importante
12 de março de 2021
Perspectivas diferente sobre o mesmo trabalho na mesma empresa
13 de março de 2021
Exibir tudo

Engenharia simultânea para execução dos processos

Um estilista com uma ótima equipe de desenvolvimento, não tem como disponibilizar para o seu mercado um produto com agregação de valor se a equipe de produção não tiver o mesmo nível de capacidade técnica para executar os processos.

Com a terceirização da produção este risco é eminente. Se faz necessário um trabalho de envolvimento de todas as etapas. Envolver é compartilhar conhecimentos, acompanhar a execução dos terceirizados. A técnica de exigir prazo e qualidade, sem compartilhar conhecimento, resolver as dificuldades apresentadas com rapidez é certeza no que faz não vai dar os resultados esperados. Lembrado que compartilhar conhecimento é uma via de mão dupla, o terceirizado também deve compreender a necessidade de desenvolver novas habilidades, ter vontade e mente aberta para ouvir e compreender.

Executar processos fáceis quase todos conseguem, neste caso o valor agregado de mão de obra é baixo, executar processos elaborados requer mais conhecimento e dedicação agrega maior valor agregado.

Estou falando de engenharia simultânea, são processos que dependem das três partes estilistas, desenvolvimento e produção. Quando uma parte estiver em desacordo com a outra parte gera um descompasso, resultado produtos inferiores aos projetados e aprovados, o mercado não consegue identificar valor no produto. Se você terceiriza alguns destes processos, muita atenção.

O resultado é muita reclamação por parte dos clientes, retrabalho na execução dos processos, heroísmo para encontrar soluções geniais, reelaboração improvisada de modelos já aprovados, nervosíssimo por parte de quem executa a gestão dos processos.

O “quando” e o “se” vai lançar o produto fica no desejo e na pressão pela data pela direção. Com a repetição da situação, em vários lançamentos, vira rotina, você começa a acreditar que é sempre assim é normal.

Costumo chamar de “pós morte”, quando todos os problemas têm que ser resolvidos depois do fato consumado. O envolvimento de todos é enorme para dar um jeito na situação e ninguém vai cuidar para que os novos produtos não caiam na mesma cilada.

Marque uma visita com a gente para conversar sobre este tema ou outros temas que esteja interessado. A S. A. Consultoria tem conhecimento sobre a engenharia simultânea.

Pag. 176

Os comentários estão encerrados.

×