Propomos uma forma macro de análise de estoques em função das metas propostas para o setor comercial, metas quantitativas de peças a serem vendidas e taxas de cobertura que garanta um giro rápido destes estoques em função da redução do tempo de atravessamento e fluxo contínuo dos processos.
Segregamos os:
Estoque de Matéria Prima + Produtos em Processo + Produto Acabado
Segue resumidamente nossa sugestão de segregar os estoques:
✔️Matéria prima comprometido com as próximas coleções, ou seja, em Desenvolvimento de Produto;
✔️Matéria prima não comprometidos com as próximas coleções, sobras de coleções e matéria prima esquecida no estoque etc.;
✔️Pedidos de compra de matéria prima em trânsito e a faturar;
✔️Peças em elaboração no processo de industrial;
✔️Almoxarifado de produto acabado;
✔️Estoques em lojas, identificando os produtos dentro do prazo de validade e fora do prazo de validade;
Taxas de cobertura estão intrinsecamente ligada ao tempo de atravessamento dos processos de desenvolver, industrializar e comercializar, ou seja, quanto mais eficiente estes processos menores a taxa de cobertura e maior será o giro dos estoques, necessitando de menor volume de dinheiro no capital de giro.
Taxas de cobertura de estoque alta é um indicador negativo a ser trabalhado, esconde várias oportunidades de melhoria na empresa.
Temos que trabalhar cada processo, fazendo os ajustes necessários. Criar confiabilidade na execução dos processos.
O controle da taxa de cobertura em todos os processos reduz as sobras no processo melhorando também a margem de lucro liquida.
Nós da S A Consultoria estamos a disposição para contribuir nas análises necessárias dos estoques e orientar na prática de como melhorar o indicador da taxa de cobertura.
Entrar em contato pelo telefone
(85) 99111 9208
Sergio Amorim ou
(85) 98850 5039
Magna Mota.