Na empresa todos trabalham muito e as coisas não melhoram, por que isto acontece?

A cultura do chefe executando e quase morando dentro da empresa
3 de dezembro de 2012
Estamos melhorando ou piorando o resultado?
15 de janeiro de 2013
Exibir tudo

Na empresa todos trabalham muito e as coisas não melhoram, por que isto acontece?

Entra ano e sai ano e os resultados são sempre os mesmos, às vezes até pioram, por que isto acontece?

Normalmente tem vários fatores que contribuem para esta situação, veja abaixo alguns deles:

  • O nível de conhecimento técnico da equipe, principalmente da chefia intermediária. Muitos somente têm a vivência prática de muitos anos de trabalho. Como as necessidades dos clientes estão sempre mudando, novas matérias prima são desenvolvidas que necessitam de novos processos para sua utilização, o que gera uma necessidade de está sempre se atualizando. Manter-se atualizado requer esforço, disciplina e disponibilidade de tempo para este fim.
  • A insistência e preservação de cultura e valores que inibem a melhoria, que já serviram no passado, contribuíram em uma determinada época mais hoje não é mais suficiente para manter ou melhorar o resultado. Este processo desenvolvido em outros tempos para atender outras necessidades, hoje está contribuindo para os baixos resultados. Se despeça deste processo antigo e busque um novo;
  • Quando o resultado não vai bem e não se sabe com o fazer de outra forma, ou seja, na verdade falta capacidade técnica e gestão, muitos gestores recorrem à força, “tenho que entregar”, “você tem que fazer tantos por dia”, “se não faturar não teremos esta empresa no próximo ano”, ou seja, o uso da técnica da pressão externa nos colaboradores, junto com o PCP do empurra a produção pra frente, a gerência passa a “arrancar” a produção, sem uso da técnica e sim da força externa, tendo como objetivo seguir a pressão recebida dos seus superiores. Os funcionários perdem o brilho, fazem por pura obrigação parte do que é para ser feito, não tomam iniciativas, tudo perguntam não se sentem parte do objetivo e sim objeto único para atingir o resultado da gerência e o que fazem é para se livrar da pressão externa. Não se conhece o uso da força interna das pessoas para alcançar os resultados.
  • O próximo setor tem que dar um jeitinho. Falta de análise, conhecimento de onde vai ser produzidos, testes nos processos novos, informações, etc., tudo isto era para ter sido verificado no desenvolvimento do produto, mais …
  • A equipe que não escolheu a empresa para trabalhar, somente a empresa os escolheu.
  • Etc.

Isto tudo pode melhorar, desde que você primeiro tenha coragem de enxergar, avistar que o que você quer não está sendo possível de ser executado, não acontece na prática, reconhecer a necessidade de mudar, assumir que esta dificuldade está atrapalhando, somente assim seu cérebro procura uma solução e somente então partir com determinação para fazer as mudanças necessárias. Peça ajuda você não é obrigado a saber como fazer tudo que sua empresa necessita. Mais antes de solicitar ajuda, se convença da necessidade, caso contrário ninguém pode lhe ajudar.

Faz-se necessário preparar sua equipe e atualizá-la. Não existe tempo de fazer tudo e nem levar as pessoas pela mão crie um ambiente propício a esta situação. É preciso ter gente que assuma responsabilidade. Detalhe importante: não existe receita pronta para treinar todas as pessoas da sua empresa.

Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: O que fazer, hoje, para ir em direção ao seu objetivo?

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este assunto e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×