Quando os resultados são insuficientes!

Exibir tudo

Quando os resultados são insuficientes!

Será que estas ações logo abaixo são as melhores?

  • Conversar com as pessoas envolvidos com o processo, pressionar por resultado;
  • Centralizar algumas atividades, liberações financeiras, controle dos resultados etc.;
  • Substituir as pessoas, por outras que supostamente poderão atingir os resultados esperados;
  • Redução de custos verticalmente;

Estas ações operam na superfície das dificuldades, somente nos efeitos sem identificar as causas.

Identificar quais os propósitos da empresa, alinhar os processos com os propósitos, identificar os processos que não mais agregam valor aos produtos ou serviços diretamente ou indiretamente e tratar de eliminar.

Definir metas próximo da realidade do mercado, desafiadoras mais dentro de uma possível demanda, com base nestas metas definir as capacidades de cada processo, sempre balanceando os processos entre si.

Avaliar a capacidade técnica das pessoas envolvidas nestes processos, se necessário primeiro treinar, treinar, treinar e acompanhar o desenvolvimento destes dentro das funções que necessitamos, caso não se adapte, buscar alternativas, como fazer giro das funções, agir rápido para não comprometer o resultado.

Gestão Diária – Planejar, programar, controlar, avaliar os resultados e ajustar o que for necessário todos os dias.

Alguns problemas que podem correr e comprometer os resultados:

  • A gestão (líderes) aceitar a filosofia lean somente como uma teoria gerencial, na prática se distanciar, por não se aprofundar no conhecimento, envolvimentos parciais junto da equipe, pouca disciplina e hábitos antigos concorrendo com as mudanças necessária.
  • Capacidade de formar equipes comprometidas com esta filosofia de trabalho, muitas pessoas colocam no seu currículo que tem treinamento nas ferramentas lean, sabem exemplificar na entrevista de seleção, mais quando confrontados com as situações do dia a dia executam seguindo o sistema de gestão comando e controle.

Quero lembrar que toda ideia nova sempre provoca oposição para ser aceita e não houve nenhuma ideia nova que se estabelecesse sem persistência, disciplina dos envolvidos. A resistência à nova ideia é sempre proporcional aos interesses que ela ameaçará. Se for falsa e não trouxer maiores consequências, ninguém se preocupa com ela e deixam passar, pois sabem que ela não tem vitalidade, já é esquecida, pouco tempo depois ninguém se lembra. Porém se a nova ideia, quando verdadeira, possui uma base sólida e tiver perspectiva de melhores resultados (as vezes não vislumbrado), um secreto pressentimento adverte seus opositores de que ela é um perigo para eles e para a ordens das coisas em cuja manutenção estão interessados. Este é motivo pelo qual se lançam contra ela e contra seus seguidores. Isso é um dos motivos que se faz necessário o envolvimento de todos os gestores, gerenciamento diária para identificar as pessoas que não se comprometeram com a filosofia de trabalho.

Estes são alguns dos conceitos do sistema de Manufatura Lean. A S. A. Consultoria Industrial é conhecida como uma consultoria de ação, sabemos realizar no dia a dia o que propomos em nosso trabalho. Nossas ferramentas de gestão são ajustadas conforme a necessidade da sua organização, trabalhamos dentro da filosofia da Manufatura Lean (produção enxuta). Estamos entre os pioneiros no Nordeste a trabalhar com a filosofia manufatura lean, desde 1986.

Os comentários estão encerrados.

×
Qual o seu diferencial competitivo na área industrial da sua empresa?
1 de setembro de 2020
Produtos bem sucedidos
10 de setembro de 2020