É pouco fácil afirmar o limite da rapidez de individual de cada um de nós. Através da mudança das condições do ambiente, métodos, tecnologia, conhecimento adquirido, vontade de fazer hoje melhor do que ontem e pior do que amanhã, diria que é infinito a possibilidade de melhoria da velocidade de entrega da demanda aos clientes.
É necessário indicadores de resultados que mostrem a velocidade atual, ou seja, o lead time de atravessamento dos processos, o tempo de ciclo de cada processo da forma que são executados hoje, saber com absoluta certeza qual o volume que executamos hoje diariamente, comprar com necessidade de lead time e volume necessário para atender a demanda.
Com base nas informações de análise da situação atual comparando com a situação desejada, definir mudanças que ajustem o lead time e os volumes conforme a necessidade de hoje dos clientes. Definir o novo tempo takt, ou seja, o ritmo em que os clientes demandam produtos de uma coleção etc.
Um processo não precisa ser rápido demais, e nem pode ser lento demais, ele precisa caminhar na velocidade certa conforme o tempo takt.
O Tempo Takt é um indicador importante da Manufatura Lean, ele comanda todo o processo de produção, ditando quanto precisa ser produzido para conseguir entregar a coleção, os pedidos dos clientes dentro do prazo combinado.
Analisar a capacidade de execução de cada setor conforme o tempo takt.
A S. A. Consultoria Industrial tem ferramentas de gestão que mostram o quanto estamos rápido ou lentos em relação a necessidade de atender os clientes, além de um conjunto de plano de ações para ajustar a velocidade conforme necessário. Marque uma visita conosco.