Alguns especialistas em economia definem que já estamos vivendo ou entrado uma época de pleno emprego em nossa economia, ou seja, somente estão desempregadas as pessoas sem uma qualificação ou que não querem trabalhar. Alguns seguimentos da economia já estão treinando pessoas sem qualificação para preencher as vagas existentes e buscando uma eficiência maior de cada área da empresa. Perguntas que muitos fazem:
Como treinar estas pessoas?
Como atingir uma eficiência maior na empresa?
A seguir uma explicação referente a alguns conceitos que muitos profissionais se confundem:
Produção é o que se produz uma quantidade física em um determinado tempo sob condições estabelecidas. Exemplos: 1.400 peças cortadas; 800 peças bordadas; 400 janelas produzidas etc.
Produtividade é a relação direta entre o que se produz (tempo) e o que deveria ser produzido (tempo) seu resultado é dado em porcentagem (%). Detalhe importante, na produtividade o tempo parado por motivos como: falta de matéria prima, energia, quebra de máquina são descontados do tempo disponível.
Eficiência é resultante do trabalho indireto do homem sobre a produção, isto é depende também da competência dos setores de apoio à produção, ou seja:
“Veja que de nada adianta uma boa Produtividade, sendo má a Eficiência.”
O importante é trabalhar eficientemente, o restante será conseqüência e depende da capacidade dos homens que comandam.
Após estas explicações me responda na sua empresa você está calculando Produtividade ou Eficiência?
Este assunto não termina aqui, é muito vasto, tem muito que ser discutido e conversado, principalmente porque tem pessoas que acha injusto não descontar o tempo de falta de abastecimento, quebra de equipamento, etc., pergunto:
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na área industrial, colocar na pratica estes conceitos. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.