A seguir alguns conceitos que muitos misturam sua definição contribuindo para dificultar a comunicação com seus colaboradores.
Produção é o que se produz uma quantidade física em um determinado tempo sob condições estabelecidas. Exemplo: 1.400 peças cortadas; 800 peças bordadas.
Produtividade é a relação direta entre o que se produz (tempo) e o que deveria ser produzido (tempo) seu resultado é dado em porcentagem (%). Detalhe importante, na produtividade o tempo parado por motivo de falta de matéria prima, energia, quebra de máquina é descontado do tempo disponível.
Eficiência é resultante do trabalho indireto do homem sobre a produção, isto também depende dos órgãos auxiliares como:
Veja que de nada adianta uma boa Produtividade, sendo má a Eficiência. O importante é trabalhar eficientemente, o restante será conseqüência e depende da capacidade dos homens que comandam.
Tem muitos profissionais que não sabem esta diferença, descontam a falta de abastecimento, falta de funcionário, quebra de máquina, etc. do tempo disponível e apresentam o resultado dos cálculos como se fosse à eficiência do trabalho. Tenho encontrado muitas empresas pagando prêmio de produção usando para os cálculos a produtividade, pior de tudo, fala que está pagando o prêmio de produção com base na eficiência.
Após estas explicações me responda o prêmio de produção deve ser calculado com base na produtividade ou com base na Eficiência?
O que realmente representa ganho para a empresa, Produtividade ou Eficiência?
Este assunto não termina aqui, é muito vasto, tem muito que ser discutido e conversado, principalmente porque tem pessoas que acham injusto usar os conceitos da eficiência.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este assunto e contribuir com um trabalho especializado diretamente na área industrial, colocar na pratica estes conceitos. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.
1 Comment
Fiquei bastante estupefado com o conhecimento publicado pelo amigo Amorím, sobre a relação entre-produção-produtividade-eficiência. Porém, gostaria que desta fizesses também uma ilustração sobre a formula mais certa de avaliação do empenho de um trabalhador. Será que é pela quantidade de trabalho? Ou pela sua perfeição e qualidade? Em que condições devemos promover um funcionàrio? Agradecia se me respondesse ainda agora. Muito grato e que sejam aventurados os homens que se preocupam com o saber e os que incutem o conhecimento.