Sua produção é empurrada ou puxada para o cliente?

Produção, Produtividade e Eficiência uso o indicador da forma correta?
20 de fevereiro de 2014
Manutenção preditiva dos equipamentos
18 de março de 2014
Exibir tudo

Sua produção é empurrada ou puxada para o cliente?

No sistema de empurrar as programações, a fábrica produz os produtos e em seguida tenta encontrar os pedidos ou clientes para o que foi produzido.

O que entrou no Almoxarifado de Produto Acabado fecha o que de pedido?

Melhora o atendimento de quais pedidos?

São questionamentos diários da gestão da empresa, a resposta comum é vamos pegar cada pedido e ver o que atende da sua necessidade. Quando a empresa tem poucos pedidos, até se consegue em um tempo pequeno de poucas horas ter esta resposta, mais quando o número de pedidos passam de uma centena quantas horas são necessário?

Normalmente qual a satisfação que temos com a resposta após análise dos pedidos? 

Os processos dentro da fábrica produzem lotes e mais lotes de itens conforme a estratégia do gestor destes processos, este normalmente prioriza os lotes de itens que geram um resultado satisfatório para o seu processo sem levar em conta as necessidades e desejos de seus pretensos clientes. Encontramos estoques acumulados de produtos semiacabados entre os processos dentro da fábrica que não atendem à demanda, ou seja não atendem os pedidos.

Estas quantidades normalmente sobram ao término de uma coleção e são vendidas com uma perca de valor de venda em torno de 50%. Faça seus cálculos e veja quanto sua empresa perde com esta sobra, quanto de margem de lucro se perde?

Em alguns seguimentos de negócio é necessário trabalhar empurrando a produção para o ponto de venda, neste caso alguns estudos e controles se faz necessário para avaliar os resultados obtido com a venda, para dar um melhor direcionamento no que estar sendo empurrado para o ponto de venda. Buscar alinhar o que estar sendo empurrado para o ponto de venda com a necessidade do cliente, controlar as sobras, taxa de cobertura em função das metas do comercial.

Uma das características mais importante da manufatura lean é a forma com que liga todas os processos e atividades de produção à demanda real, ou seja, ao cliente Tudo que é programado está embasado com o Plano Mestre  que define o sequenciamento de todos os processos produtivos baseado na demanda real, conforme expressa pelos pedidos dos clientes, controlando o lead time dos processos, o lead time total da cadeia de produção e buscando manter um fluxo contínuo do processo produtivo. Isto requer uma maneira de pensar com grandes quebras de opiniões, convicções e crenças.

Experimentar estas ideias é a única forma de saber se tudo que estou expondo funciona, o mundo está cheio de bons exemplos, basta somente ter a coragem de olhar com vontade de enxergar.

O processo puxador é qualquer processo ao longo de um fluxo de atendimento que estabelece o ritmo para a cadeia inteira. Não deve ser confundido com um processo de gestão pelo gargalo que involuntariamente restringe o processo devido a falta de capacidade.

O mundo hoje não tem interesse de comprar em grandes volumes do mesmo modelo, que tal valorizar quem produz pequenos volumes, como as oficinas de costura. Como estamos planejando, programando e controlando estas pequenas oficinas de costura?

As roupas são projetadas e preparadas de forma que elas possam ser confeccionadas nestas oficinas?

Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: O que é perdão? Quem você poderia perdoar?

A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre esta maneira de produzir, e implantar a filosofia de manufatura lean.

S. A. Consultoria Industrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×