Nosso trabalho de consultoria envolve sempre uma necessidade de mudança na execução dos processos existente a introdução de novas ferramentas de planejamento, programação, controle do processo industrial, etc.
Em todas as situações existem um desejo de melhoria do resultado, tem-se consciência que:
Mais se deseja uma melhoria sem abrir mão da forma atual que está sendo executado o processo. Já fizeram de tudo e não melhorou o resultado, algumas vezes vários profissionais e consultores, com uma boa carga de conhecimento já passaram na empresa mais não conseguiram melhorar o resultado. A responsabilidade pelo o resultado não ser alcançado fica para quem já se foi da empresa.
Quando encontramos esta situação, já sabemos que deve haver uma grande resistência à mudança como também uma necessidade de melhoria na capacidade técnica da equipe. Devem existir muitas convicções e crenças sobre a forma que o trabalho tem que ser executado, mesmo com o resultado alcançado seja insatisfatório.
Faz-se necessário aprender novas formas de gestão, melhorar a capacidade técnica da equipe e introduzir novas ferramentas de apoio à gestão do trabalho. Inicia-se os empasses, pessoas tem que sair da zona de conforto, adquirir novos conhecimentos e mudar as práticas do dia a dia. Somente identificamos quem realmente quer a mudança quando iniciamos o processo de mudança. Antes disso todos concordam com tudo que é proposto.
O sucesso de qualquer trabalho de melhoria é responsabilidade de todos, não somente de um profissional contratado ou uma consultoria. Se o desempenho não está melhorando como esperado, o time inteiro deve trabalhar para resolver o problema, a responsabilidade é de todos, inclusive da consultoria. O objetivo da necessidade de mudança tem que está no centro do foco, sempre, sempre, sempre. A pressão para desvirtuar o objetivo é grande, existem ganhos secundários individualmente de alguns colaboradores que dificultam a mudança. Tudo é questionado, e duvidado, sempre falo que não existe ideia somente com lados positivos para todos, alguém é sacrificado em prol do todo.
As pessoas se prendem a maneira de fazer as coisas, tudo tem dúvida, medo, etc., sabemos que existe um período de transição. Este tempo transição varia conforme o grau da mudança, a resistência à mudança e a necessidade de adquirir novos conhecimentos. Mais também não podemos esperar uma vida, todas as reações devem ser acompanhadas, discutidas e esclarecidas com muita rapidez.
Pergunta para melhorar seu autodesenvolvimento e desempenho: Quais desafios você pode transformar, hoje, numa realidade positiva em sua vida?
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre melhoria na execução dos processos, como também fazer um trabalho direcionado nesta ou em outra área. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.