Se não estabelecer um padrão básico para o que irá aceitar de qualidade na sua empresa, verá que é fácil liberar produtos com vários níveis de qualidade, ou seja, uma qualidade de produto muito inferior do que merece sua marca.
Precisa estabelecer e viver os processos segundo este padrão básico de qualidade, não importa o que aconteça em seu processo industrial, mesmo quando todo sair errado, mesmo quando a pressão por liberar produtos fora do padrão básico de qualidade aconteça, ainda assim deve manter a decisão de produzir respeitando o padrão básico de qualidade definido.
Infelizmente, a maioria das empresas nunca faz isso, por estar demasiado ocupado a inventar desculpas para não definir este padrão básico de qualidade. Sempre falta tempo, o processo de executar com qualidade não está inserido nas atividades. As etapas do controle de qualidade são queimadas e desrespeitadas. A qualidade não está inserida no planejamento e nem nas programações.
Usar o poder da decisão e definir o padrão básico de qualidade, é função de diretoria e gerencia, a tomada desta decisão lhe dar a oportunidade de vencer a má qualidade existente em sua empresa e concorrer entre os melhores.
Sua empresa começa a mudar no instante que você toma a decisão de definir o padrão básico de qualidade, segue mudando quando o padrão é definido, as pessoas são treinadas para executar dentro deste padrão definido. A concretização do processo acontece quando todos já estiverem conhecendo e executando dentro dos padrões de qualidade definido.
O padrão de qualidade é definido quando se cria um produto, na escolha da matéria prima, fornecedor, etc. durante o processo de industrialização pode melhorar ou piorar esta qualidade em função do padrão definido.
Definido o padrão de qualidade é necessário que seja implementado processos de verificação que ateste e afira o nível de qualidade alcançado dentro do padrão definido. Quem faz a aferição da qualidade não é o responsável pela qualidade e sim que executa os processos. Existe alguma confusão quanto a este ponto, algumas empresas se enganam quando colocam quem aferi como responsável pelo resultado da qualidade, uma inversão de valores.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 99111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 98850 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
Sérgio Amorim