O poder do grupo de pessoas para produzir resultados pode ser representado pela seguinte equação empírica:
Em que: T = quantidade de trabalho realizado em homens-hora / H = habilidade das pessoas.
M = Moral do Grupo / n = fator exponencial / Fonte: Falconi
Considerando que a quantidade de horas trabalhadas (T) seja regida por contrato de trabalho e que resta para ser gerenciada é a habilidade das pessoas e a moral do grupo.
Habilidade das pessoas é melhorada por meio de treinamento contínuo por toda a vida do empregado, você não pode e não deve deixar de treinar seus funcionários.
Moral do grupo depende muito do:
· Local de trabalho existente, estrutura física do local de trabalho, mesas cadeiras, máquinas.
· Como são tratadas acompanhadas pelos gestores.
· Se as pessoas têm liberdade de ser espontâneas e ter iniciativas.
· Sua empresa se preocupa realmente em atender as necessidades mínimas dos funcionários, quando chegam para tirar suas dúvidas no setor de RH tem pessoas capacitadas para responder seus questionamentos por mais sem lógica que possa parecer os questionamentos?
· Como é a qualidade da alimentação servida, você comeria a mesma comida?
· Como são definidas as metas, tem realmente chance de serem atingidas ou são montadas somente com base da necessidade da empresa?
· Vocês acreditam que as pessoas podem usar seu raciocínio? Eles querem usar o raciocínio?
Você pode ter tudo isto e um pouco mais e “não” conseguir elevar a moral da equipe, procure identificar quem de seus funcionários realmente não quer que as coisas melhorem, converse com eles e em último caso demita estes funcionários.
A economia está cada dia mais internacionalizada, você consegue imaginar como será daqui a alguns anos? Quais os efeitos da internacionalização da economia na sua empresa? Quem são seus concorrentes agora? Dá para enfrentá-los? Sem compreender o poder do grupo das pessoas que trabalham em sua empresa fica mais difícil.