Segue abaixo relacionados alguns índices importantes para avaliação do desempenho de sua empresa durante o ano.
- Percentual médio de atendimento dos seus pedidos durante o ano?
- Exemplo: 90% de atendimento, isto implica que 10% não foram atendidos, 10% sobre seu faturamento em reais. Quanto é este valor?
- Empresa que trabalham com marcas de outras empresas, quanto foi descontado de seu faturamento referente à multa durante o ano, por não ter realizado as entregas no prazo pactuado?
- As multas variam de 5% a 10%, fora a dilatação do prazo de pagamento, provocando um desencontro maior entre as contas a pagar e a receber.
- É possível calcular o desgaste que isto representa junto aos seus clientes?
- Qual o percentual de percas referente à segunda qualidade durante o ano?
- Quanto foi o total em R$ referente ao estoque de matéria prima que sobrou referente a compras no ano, compras mal dimensionadas?
- Quanto foi pago referente a frete aéreo para compensar o prazo de entrega de um fornecedor ou cliente por falta de um planejamento?
- Se o sistema de Previsão de Vendas e Planejamento, Programação e Controle da Produção fosse mais eficiente quanto mais poderia ter realizado das vendas fora as realizadas pelo nosso Departamento Comercial?
- Que impacto teria no resultado da empresa se o inventário e a despesa operacional fossem menores, a otimização e a eficiência dos setores fossem maiores neste ano?
- Qual a eficiência média dos setores em cada dia, mês e ano?
Foi realizado um esforço enorme durante o ano, para criar e desenvolver os produtos, apresentar os produtos para os clientes, gastou-se com marketing, catálogos, viagens e etc. Esquecemos ou não achamos que era necessário ou não termos conhecimento de como preparar nossa fábrica para atender a demanda gerada pelo esforço de desenvolver um produto, colocar o produto no mercado.
Fala-se muito em custo baixo, mais custo baixo demais também gera despesa por não ter instrumentos e pessoas capacitadas para desenvolver o trabalho. Custo com pessoal, sistema para controle do processo tem que ser o mínimo necessário para atender a necessidade e não abaixo como muitos fazem.
A S.A. Consultoria Industrial coloca-se a disposição de sua empresa para avaliar estes índices e traçar um planejamento que a atenda suas necessidades além de treinar seus funcionários para desenvolver o trabalho.