É necessário que haja uma transformação cultural dos gestores e colaboradores, todos precisarão incorporar novas competências, habilidades e atitudes, na mesma velocidade que estar havendo a transformação digital, caso contrário haverá um desequilíbrio e as perdas serão ainda maiores. Antes da pandemia já tínhamos uma dificuldade de encontrar alguns profissionais com a qualificação necessária para desempenhar várias funções.
A responsabilidade da busca deste conhecimento deve ser estimulada pela empresa, procurando deixar claro para o colaborador o que necessita ser ajustado em seu seguimento de mercado para se adaptar à nova realidade, caso a empresa não tenha clarividência do que necessita mudar, buscar ajuda externa.
Se faz necessário que empresas mudem o velho hábito de não qualificar as pessoas, criar políticas de incentivo a qualificação vinculada as funções que desempenham. Vale lembrar que estas pessoas contribuem para fortalecer a marca da sua empresa. Marca forte é formada por pessoas e produtos que geram valor para os clientes.
Cabe também aos profissionais, auto analisar e identificar as suas deficiências, lacunas em conhecimento, ou seja, as suas competências profissionais, buscar se atualizar para ajustar o seu desempenho a necessidade do mercado. Observe o que já vinha acontecendo com você nos últimos anos, “troca constante de emprego”, “feedback constante sobre os baixos resultados”, “a empresas proporcionando a você várias oportunidades na esperança da sua melhoria” etc.
Temos necessidade de melhorar a nossa remuneração, aí vem a pergunta: o que temos a fornecer em troca desta remuneração maior? Somente a necessidade pessoal não justifica.
Sai na frente as empresas e profissionais que mesmo na redução da jornada de trabalho ou suspensão de contratos, investiram em qualificação.
As portas das empresas estão se abrindo, o mercado volta a funcionar, estamos adequados a necessidade deste mercado?
Nossa equipe estar preparada para encarar a transformação digital?
Deixar passar uma oportunidade de atender a demanda na sua empresa, poderá ser a diferença entre sobreviver ou não nesse novo momento do mercado, mas é certo que, a competência mais importante que as empresas deverão ter é saber abandonar o velho hábito de não qualificar seus profissionais que geram valor para a Marca.
Estes são alguns dos conceitos do sistema de Manufatura Lean.
S. A. Consultoria estar preparada para apoiar tanto as empresas como seus colaboradores em treinamentos e em uma consultoria de ação, sabemos realizar no dia a dia o que propomos em nosso trabalho como também passar o conhecimento necessário de gestão na área industrial, para efetivar as oportunidades que surgirem dentro deste novo contexto, continuem contando conosco.
Entre em contato, marque uma visita presencial ou virtual.