Grupos no comando paralelo dos objetivos da empresa, como lidar ?

Como construir uma meta e fazer acontecer a meta.
13 de maio de 2008
Gerentes qual o seu papel no dia a dia?
1 de junho de 2008
Exibir tudo

Grupos no comando paralelo dos objetivos da empresa, como lidar ?

Nossas empresas estão cheias de grupos, grupos de pessoas que se esforçam para dominar a empresa, é um poder paralelo ao existente que impõe o ritmo na empresa, algumas características destes grupos:

  • São muito fechados, não permite o acesso para qualquer um. Novatos sofrem principalmente quando não caem na graça do grupo.
  • Comunicação tem linguagem e meio próprio para fazer a divulgação de seus interesses.
  • Concordam e entendem tudo que a empresa necessita, principalmente se a necessidade for informada pelos proprietários.
  • Ritmo, são eles que definem o ritmo, sabem segurar o processo para que ande conforme o ritmo que interessa.
  • Informação retém a informação para mostrar força, principalmente para quem está fora do grupo.
  • Quando interpelados, sobre este comportamento, como estão realizando os processos, o que fazem para que o ritmo seja cadenciado a seu favor, não admitem o que estão fazendo.

Como lidar com estes grupos, é pouco fácil, segue abaixo algumas dicas:

Chamar todos e falar abertamente sobre o assunto, colocar nesta hora pessoas que não fazem parte do grupo e que se sintam prejudicadas no trabalho pelo grupo. Em outras palavras deixar claro que todos já perceberam a existência deles e que a empresa não vai admitir a forma como estão agindo.

Democratizar a informação que o grupo detém para os demais da empresa, diminuir seu poder de influenciar no resultado.

Normalmente estes grupos são formados por funcionários que são importantes no processo da empresa e que tecnicamente são muito bons no que fazem e a empresa não tem nenhum interesse de dispensar estes funcionários, deixar bem claro na reunião o valor cada um, mais que a empresa não tolera e não vai continuar aceitando o procedimento existente.

Após esta reunião os gestores devem permanecer atentos, dependendo da força dos integrantes e da personalidade dos membros, este trabalho não se resume a uma reunião, se faz necessário um acompanhamento e em último caso a empresa tem de demitir alguns líderes para dissolver o grupo, mesmo com a perca de capacidade técnica.

Quando a empresa dispõe de um profissional de recursos humanos com formação acadêmica e experiência deve colocar este profissional a frente desta situação, com absoluta certeza este vai ter mais maneiras de lidar com esta situação. A maioria das empresas infelizmente não dispõe deste profissional, como o trabalho tem que ser realizado tente a nossa dica, já funcionou em muitas situações.

Estes grupos impendem o desenvolvimento da empresa tirando energia positiva dos demais funcionários da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×