A pessoa com a caraterística hedonismo tem aquela vontade de obter prazer acima de tudo e evitar ao máximo tudo o que causa desconforto, mesmo que seja algo extremamente importante.
Profissionais hedonistas, por exemplo, tem muito para realizar no seu trabalho no dia a dia, realizar o trabalho no momento correto, prestar atenção em uma reunião. Da mesma forma para aprender, aprendizado requer esforço, empenho e até mesmo um eventual sacrifício, como trocar uma atividade ou evento “legal” pela necessidade de estudar.
O oposto do hedonismo parece ser o pragmatismo.
A pessoa pragmática não deixa de sentir prazer, mas ela não o valoriza como o próprio sentido da vida. Para ela, o esforço, seja estudo, dedicação, trabalho, é visto como o caminho necessário para se chegar a um fim. Mas é aí que mora a diferença: enquanto o fim para o hedonista é obtenção de prazer físico ou psicológico, a elusiva “felicidade”, já o pragmatista não vê lógica em tal forma de pensar. O fim é um objetivo, algo que faz sentido, não a obtenção de uma “sensação”. Por não estar buscando prazer, ele não avista o caminho como um obstáculo, sendo assim, se torna muito mais resistente às desejos oferecidas pelas distrações. Tem que fazer? Ele faz. Sem reclamar, sem achar que está sendo chato, difícil, penoso. Ele simplesmente faz o que precisa ser feito para que atinja seu objetivo. Na hora de descontrair, ele sente prazer, o objetivo daquele momento é curtir. Na hora de se dedicar, ele se dedica, sem ver aquilo como algo que está lhe furtando uma oportunidade de aproveitar a vida.
Observando estas caraterísticas em nossos colaboradores, podemos posicionar melhor cada um, respeitando sua caraterística. E dentro possibilidades buscar melhorar o desempenho.
Percebamos que é corriqueiro em pessoas altamente bem sucedidas, principalmente em áreas que exigem total domínio da disciplina, um predomínio menor do hedonismo e em seu lugar, um senso de objetivo. O profissional virtuoso não trabalha duramente por horas a fio “de saco cheio” porque ele precisa atingir seus objetivos como profissional e suas metas entalecidas e concordada. Ele se dedica porque aquele trabalho faz parte de sua identidade e é seu propósito profissional.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 99111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 98850 5039 Magna Mota.
Atenciosamente
Sérgio Amorim
Todas estas dicas e informativos já estão disponíveis no site www.saconsultoriaindustrial.com