Uns dias passados ouvi a seguinte expressão, “eu gostaria de ter um controle mais simples”. O controle existente é muito complexo. Eu fiquei a pensar, o que é um controle mais simples?
Fui buscar em meus apontamentos definição de controle.
Em organizações controlar significa monitorar, avaliar os resultados planejados e programados e com base nestes resultados construir ações para melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro de uma organização. (PDCA)
O Controle vai mostrar o resultado do que foi planejado e programado. Se não teve um planejamento e uma programação o controle é uma apuração de resultado sem uma base.
Ao exercer a função de controle você trabalha monitorando constantemente a organização para que ela se mantenha no caminho certo, desviando de incidentes, para que chegue ao seu objetivo. O processo de controle fornece informações e possibilita tomar decisões sobre; quais objetivos devem ser atingidos; o desempenho da organização em comparação com os mesmos, riscos e oportunidades, o que deve ser feito para assegurar a realização dos objetivos, a eventual necessidade de mudar.
Controle é uma função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de subordinados para assegurar que os objetivos e metas da empresa sejam atingidos e os planos formulados para alcançá-los sejam realizados.
Controlar abrange acompanhar ou medir alguma coisa, comparar resultados obtidos com o previsto e tomar as medidas corretivas cabíveis, ou, de outra forma, compreende a medida do desempenho em comparação com os objetivos e metas predeterminados; inclui a coleta e a análise de fatos e dados relevantes, análise das causas de eventuais desvios, as medidas corretivas.
O processo de controle aplica-se a toda a organização. Todos os aspectos do desempenho de uma organização devem ser monitorados e avaliados, segundo objetivos e critérios diferentes em cada um dos níveis hierárquicos principais; estratégico, administrativo e operacional. Os componentes de um sistema de controle são: padrões de controle, aquisição de informação e ação corretiva.
Controle Operacional é o processo de assegurar que tarefas específicas sejam desenvolvidas efetiva e eficientemente. O foco do controle operacional está em tarefas ou transações individuais: programar e controlar o trabalho de cada empregado em uma unidade, em avaliar o desempenho da unidade como um todo.
Os fatores humanos interferem com os sistemas de controle, e vice-versa. Como acontece com todos os outros princípios da administração, no final tudo depende das pessoas. A aceitação das pessoas é uma condição para a eficácia no sistema de controle.
O controle deve ser simples, dentro das condições acima, caso contrário não é um controle. Não posso criar um controle que faça a administração se sentir melhor, sem atender os objetivos da realização das metas. Sem planejamento, programação, controle de resultados não existe gestão.
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