Existe ganho em escala quando aumento a quantidade produzida?

A falta de planejamento da cadeia de produção gera vários gargalos
16 de fevereiro de 2009
Sugestões para melhorar o processo produtivo
21 de julho de 2010
Exibir tudo

Existe ganho em escala quando aumento a quantidade produzida?

Muito cuidado com os resultados alcançados na economia de escala, muitas é vezes é uma fonte comum de distorção: os clientes pedem mais do que necessitam pra conseguir descontos por quantidade, os fabricantes produzem lotes maiores que o necessário para reduzir os custos por unidade e assim por diante. Estas operações podem gerar economias em operações imediatas (consegui um bom desconto), mas as distorções que causam nos indicadores de demanda (consumo aparente), suprimento e caixa custam muito mais caro do que as empresas imaginam.

Veja se na sua empresa não existem quantidades enormes de materiais estocados?

Que foi adquirido com a intenção de comprar mais barato, se beneficiar da economia de escala.

Este preço a menos foi colocado no custo do produto? Caso sim o saldo do que foi adquirido acima da demanda fica para reduzir a lucratividade do produto, aparentemente quando do lançamento deste produto no mercado este produto tinha uma ótima margem de contribuição mais o resultado não aparece, sobrou muito matéria prima.

Veja também se não é liberada para serem produzidas quantidades superiores a demanda para se obter também a economia de escala, mesmo que prejudique no primeiro momento o fluxo de caixa. Dependendo da situação o preço maior nem sempre é o mais caro pode ser o preço certo para sua situação.

Economia de escala somente existe quando a cadeia de produção no todo se beneficia com esta redução de custo via aumento da produção, caso contrario somente diminui a lucratividade além de gerar gargalo na área de armazenagem. Uma alternativa é encontrar o lote mais econômico possível dentro de sua realidade de necessidade.

As sobras de matéria prima e produto acabado produzido além da demanda, quase sempre perde valor no mercado, é vendido com descontos “generosos” que comprometem a lucratividade da parte vendida com o preço normal.

Além de criar nos balanços uma riqueza falsa. São ativos que não tem liquidez com o preço normal.

Temos ferramentas de gestão que demostram a perda real de rentabilidade.

É possível tem eficiência produzindo pequenas quantidades.

Podemos auxiliar sua empresa a analisar seus estoques, o modo de produzir para reduzir estes estoques.

Podemos marcar uma visita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×