Observamos que executar as tarefas em vez de supervisionar o trabalho sendo executado seguindo um planejamento e uma maior disponibilidade de tempo dentro da empresa acaba escondendo alguns problemas, como:
A cultura que valoriza a execução dos processos “sem planejamento” por parte dos supervisores e encarregados e uma carga de trabalho com muitas horas dentro da empresa começam a perder espaço, mais ainda é predominante nas empresas.
Em nosso trabalho de consultoria observamos que a maioria dos gestores e proprietários de empresas, premia mais a execução que a supervisão com planejamento, acompanhamento do que está sendo realizado como também o tempo de permanência dentro da empresa. Existe a crença que os funcionários que permanece mais tempo dentro da empresa são mais confiáveis e dedicados, independentes da qualidade de seu desempenho.
Por esta razão, a mudança de rotina é pouco fácil de acontecer já que os gestores e proprietários também passam muitas horas além do horário normal de trabalho dentro da empresa. Ninguém que ir embora antes do chefe. Já que vou ficar até mais tarde, tenho que economizar energia durante o horário normal de trabalho.
Temos observado algumas exceções por parte dos gestores e proprietários que entendem que o supervisor executando tarefas dentro do processo e passando mais tempo dentro da empresa não resulta em mais produtividade. Frase que escutei recentemente de um empresário conversando com os seus supervisores: temos muitos trabalhando, necessito de uma pessoa “só” acompanhando o desenvolvimento das tarefas executadas e fazendo os ajustes necessários para que as metas sejam realizadas. Não quero ver vocês executando os processos.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este tema montar um trabalho para ajustar esta situação e outras situações relativas à área industrial. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.