Como conseguir uma maior redução no custo de mão de obra e matéria prima?

Bolsões de sucesso e de fracasso
13 de setembro de 2020
Viés falta, sobra …
15 de setembro de 2020
Exibir tudo

Como conseguir uma maior redução no custo de mão de obra e matéria prima?

É atraente trabalhar a melhoria dos processos na produção para redução do custo de matéria prima e mão de obra. Entendo que é uma tarefa valiosa. Me deixa confuso o fato de trabalhar a redução do custo de matéria prima e mão de obra nos processos, já em execução, onde podemos conseguir maiores resultados trabalhando na fase de criação e desenvolvimento do produto a redução da matéria prima e mão obra.

Produtos bem sucedidos na criação e desenvolvimento de produtos podem aumentar o faturamento com uma margem de lucro maior, maior participação do mercado, além de mudar a forma que o mercado vê a sua empresa.

Os custos operacionais, o nível de qualidade do produto apresentado para os clientes, é definido com base nas decisões que são tomadas na criação e desenvolvimento do produto. A área industrial somente replica nas quantidades vendidas todas as decisões que foram tomadas na fase de criação e desenvolvimento de produto, muito pouco se pode fazer neste momento que não comprometa o resultado projetado.

Para conseguir uma redução de custos de mão de obra e matéria prima sem deixar de agregar valor para o cliente, se faz necessário que empresa passe a apoiar uma cultura colaborativa centrada no cliente e em rentabilidade para a empresa. Todas as áreas juntas com um só pensamento, buscando as melhores soluções para garantir a continuidade da empresa.

É necessária uma reorganização do organograma, normalmente 100% vertical, para um organograma mais horizontal.

A cultura predominante nas empresas pensa e faz da seguinte forma, cada área estar  preocupada com a sua área, em otimizar os processos do seu setor, sem uma compreensão dos processos seguintes (do todo), muitas vezes queimando processos, sem considerar a necessidade de atender o cliente seguinte dos processos, o cliente final (consumidor) e a rentabilidade da empresa, rentabilidade esta que só pode ser mensurada após a venda e o recebimento correspondente dos valores.

É necessário adequar o estilo da gestão, o modelo de gestão comando e controle não evolui para este resultado.

Observando as empresas, no geral tem alguns bolsões de sucesso, algumas áreas individualmente são sucesso absoluto, outras áreas são mais ou menos ou até um fracasso. A soma do resultado de todas áreas, é apurado nas demonstrações de resultado, nos balaços, no fluxo de caixa, na verdade é um resultado de uma gestão de soma zero ou quase zero.

Vamos refletir sobre o assunto:

Qual a cultura que predomina na sua empresa?

Tem interesse de conversar sobre este assunto e aperfeiçoar o processo de criação e desenvolvimento, ajustar o modelo de gestão focando na redução de custo de matéria prima e mão de obra?

Marque uma vista conosco.

Os comentários estão encerrados.

×