Meta – Carga de mão de obra e carga de máquina, sabe utilizar?

Desperdício, inconsistência e insuficiência você sabe analisar as causas?
15 de dezembro de 2008
Qualidade, como garantir?
15 de dezembro de 2008
Exibir tudo

Meta – Carga de mão de obra e carga de máquina, sabe utilizar?

O que é uma carga de mão de obra?

É a mão de obra necessária para a execução de determinada tarefa em um determinado tempo, esta carga depende:

Do Programa de Produção é a quantidade de peças ou produtos que deverá ser fabricado em um determinado tempo disponível que pode ser uma hora, duas horas, um dia, uma semana, etc. O programa de produção tem como base as vendas realizadas ou projetadas.

Dos Tempos Padrões  é o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um método estabelecido, em condições determinadas por um operador apto e treinado, possuindo habilidade média, trabalhando com esforço médio durante todas as horas de serviço.

O que é uma carga de máquina?

É quanto uma máquina está ocupada durante um determinado tempo disponível. Depende diretamente do programa de produção e dos tempos padrões por operação. É sempre calculada para cada máquina especificamente, ou seja, sempre será igual ao Tempo Padrão da operação x Programa de produção (necessidade).

Este assunto não termina somente nisso, tem mais coisas como otimização das pessoas, otimização dos equipamentos, balanceamento das linhas, lay out, padronização dos processos e etc.

A falta de aplicação destes conceitos para definição das metas e análises no planejamento operacional, influi diretamente no seu custo e conseqüentemente no seu lucro, faz parte do custo invisível que somente é revelado no balanço e de forma invisível, não existem na contabilidade as contas referentes à carga de máquina, carga de mão de obra, balanceamento, lay out, padronização dos processos e etc.

Estamos a disposição para explicar e demostrar na prática como definir as metas utilizando a carga de mão de obra e carga de máquina, como segregar uma meta de forma que seja possível ser atingida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×