Normalmente as empresas procuram uma consultoria para definir processos ou quando os processos não estão dando o resultado esperado.
O correto também seria procurar uma consultoria quando os processos vão muito bem, mais você pensa está funcionando, está atendendo a minha necessidade. Só que no mundo de hoje é normal acontecer mudanças, você pode está muito confiante e satisfeito com os seus resultados dos seus processos e de repente descobrir que:
· As necessidades de seus clientes mudaram.
· Entraram novos concorrentes no mercado.
· Surgiram novos materiais.
· Sugiram novas tecnologias.
Vejo muito nas empresas que já tem os processos definidos, os processos não suportam nada de variação, quanto mais uma mudança drástica. Não existem alternativas para possíveis gargalos não previstos nos processos, em outras palavras não existe plano B.
Todos concordam que as melhorias sucessivas sejam muito importantes dentro das empresas mais vejo pouco se questionar os seus produtos e seu próprio processo. Fazemos há muito tempo assim e sempre ganhamos dinheiro, a empresa chegou até aqui assim porque mexer no que está dando certo?
Perguntas que a criação e desenvolvimento de produto deveriam fazer sempre:
Meu produto continua sendo necessário para o nosso cliente e continua sendo importante para nossa empresa, continua rentável?
Devo eliminá-lo?
Devo alterá-lo?
Devo desenvolver outro produto?
E o mais importante como posso ter um produto melhor, mais barato, mais inteligente de processo, com melhor qualidade?
De que maneira posso usar novas tecnologias para atender as necessidades dos meus clientes?
Estes questionamentos formam a base da melhoria dos processos ou da sua própria maneira de se trabalhar.