As empresas no geral estão preocupadas em melhorar, para isto recorrem a algumas ferramentas para levantamento de informações junto a sua equipe de colaboradores, questionários e entrevistas são os mais utilizados.
O conceito por traz de um questionário ou de entrevista é que, pesquisando a uma ampla base de pessoas quanto a sua priorização, várias probabilidades poderão ser aproveitadas para estabelecer um acordo sobre as verdadeiras prioridades de melhoria para a empresa.
Infelizmente esta abordagem não funciona como se pensava. Em vez dos colaboradores compartilharem suas expectativas, eles preenchem o questionário ou respondem as entrevistas de acordo com o que acreditam que a alta administração gostaria de ouvir, ou seja, o que é obtido não são as melhores prioridades para a melhoria da empresa, mas opiniões que a alta administração supostamente deseja ouvir. Mesmo que você envolva uma ampla base de pessoas, o que realmente resulta é um consenso de cima para baixo do que as pessoas imaginam que sejam prioridades da alta administração.
Empresas que não tem esta estrutura de pesquisa, a situação é bem pior, os gestores usam métodos rústicos para divulgar sua opinião do que deve ser feito, é uma verdadeira ditadura desrespeitando a inteligência e criatividade das pessoas. E a forma de colher a informação acontece no momento da verificação do resultado dentro do seu escritório com a mesma metodologia rústica.
A melhor ferramenta continua sendo ir pessoalmente onde o processo está sendo executado para que se possa extrair das pessoas o que elas acreditam a partir de suas perspectivas, que são as verdadeiras prioridades para a sua empresa. Neste momento você consegue medir qual o tamanho da diferença entre as prioridades da empresa com as prioridades dos colaboradores. Garanto que você vai se surpreender ao fazer desta forma.
Veja como os colaboradores realmente estão executando os processos, a execução está como você imaginava?
A prioridade dada é a prioridades necessárias para uma eficiência pontual em algum setor ou uma eficiência final no processo produtivo, ou seja, produto acabado em quantidades para atender ao cliente?
Os colaboradores acabam priorizando o que é melhor para o resultado do setor e não para o resultado maior da empresa. Em muitas empresas isto acontece pela forma que a gestão pressiona pelo resultado. A lógica seguida é a seguinte, se cada fase do setor dê o resultado, o resultado final acontece. Só que isto não é desta forma tem vários fatores a serem considerados.
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