Processos como avaliar?

Padronização dos processos auxilia na Gestão Diária (GD).
29 de junho de 2008
Qual a estratégia que produção que devo adotar?
11 de dezembro de 2008
Exibir tudo

Processos como avaliar?

Avaliação de um processo, pode ser de um processo relativamente novo que já está definido, padronizado, implantado, já em funcionamento, está estável ou um processo muito antigo também estabilizado.

Quando o processo é novo normalmente não existem muitas barreiras para ser avaliada a maior dificuldade é nos processos antigo.

As pessoas se perguntam esta empresa existe há anos fazemos desta forma e vem sempre dando resultado, porque isto agora? Normalmente não aceitam fazer da primeira vez a avaliação, quando cobramos de novo, vem à pergunta é mesmo necessário, temos outros problemas? Após várias insistências sempre aparece uma boa alma que acredita nas melhorias e se dispõe a contribuir fazendo a avaliação.

Quando sai o resultado, normalmente temos um grande surpresa, o resultado não é o que se pensava, a idéia original foi distorcida, o custo beneficio em função do resultado não é mais significante, em resumo está tudo fora de controle e não atende as especificações. A surpresa também pode ser uma comprovação que o processo continua sendo valido e importante, ou seja, mais uma vez deve ser referendado.

O tempo passa os motivos e objetivos que nos levam a definir um processo hoje, com o passar dos tempos mudam as pessoas que estavam executando, mudam a tecnologia, muda o objetivo a ser atingido. Para acertar este processo chame o pessoal da engenharia do controle de qualidade e faça uma nova avaliação.

É importantíssimo estabelecer metas para melhorias de processos existentes, processos novos e antigos para isto se fazem necessário ter os registros destes processos. Empresas que não tem o hábito de registrar os processos definir metas de melhoramentos vivem tendo surpresas e sem acreditar que outros já estão fazendo melhor o que está sendo realizado em sua empresa.

Principais dúvidas?

Como documentar a avaliação de um processo?

Como avaliar os dados levantados na avaliação?

Como melhorar um processo com base na avaliação feita?

Como estabelecer metas de melhorias destes processos?

Este último item é o mais critico, gestores pedem melhorias em função do resultado ruim mais não definem:

Quanto é a meta a ser atingida para os próximos períodos?

Qual deve ser o caminho a ser seguido para que a meta seja atingida? Muitas vezes somente pedir não resolve as limitações das pessoas podem ser maiores que se pensa.

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa e de você para conversar sobre avaliação dos processos, dominamos a metodologia e os processos industriais, podemos contribuir com um trabalho especializado diretamente nesta área, colocando em prática estes conceitos. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×