Desafio, gerenciar diretamente o trabalho de muitos a distância, como fazer?

Trabalho em equipe com foco fluxo de valor
11 de dezembro de 2008
Avaliação dos processos para garantir a continuidade da empresa
15 de dezembro de 2008
Exibir tudo

Desafio, gerenciar diretamente o trabalho de muitos a distância, como fazer?

Gerenciar uma cadeia produtiva dispersa (terceirizados, oficinas de costura, etc.), na qual as coisas não acontecem sob o um único teto, requer uma real mudança de mentalidade.

Esse modelo de manufatura dispersa se tornou uma prática comum na indústria de vestuário em tudo o mundo e em outros seguimentos de manufatura, solução encontrada para a redução de custos e manter o foco na atividade principal do negócio.

Desafio, gerenciar diretamente o trabalho de muitos a distância, como fazer?

Maior problema a enfrentar é a falta compromisso, domínio dos processos industriais e a capacidade técnica dos terceirizados. Conseguir estabelecer um bom nível de cooperação não é fácil, mas as empresas mais bem sucedidas estão colocando isto em prática e já se posicionam com vantagem no mercado.

Assim como a produção nas fábricas tinham os tempos necessários para execução dos processos este modelo manufatura dispersa também exige tempo para que os processos sejam executados e mais o tempo de movimentação entre os processos, controles diferenciados, etc. Maior problema que vejo é a obrigação de realizar todos os processos em um tempo insuficiente, sei que sempre é o tempo que o cliente necessita do produto, mas… Conseqüência aumento do custo para visitar diariamente todos os terceirizados, ligações telefônica, muita pressão no terceirizado, não existe tempo para uma melhoria da qualidade e etc.

Falta entendimento de como funciona este modelo de manufatura dispersa por quem está se beneficiando com esta redução de custo, as regras de planejamento, controles e os tempos de atravessamentos não são os mesmo de uma fábrica de manufatura concentrada. Como fazer os clientes entenderem este modelo de manufatura dispersa, para que eles tirem todos os proveitos é um desafio para todos principalmente da área comercial.

Quando a manufatura era concentrada todos os atrasos provenientes pelo desenvolvimento de produto, aprovação da amostras e fornecedores era calculada para serem tirados dentro na produção, com o terceirizado não posso a toda hora obrigar a fazer em um tempo que não seja possível de se fazer aumentando seu custo, alternativa espalhar a produção do mesmo modelo em muitos terceirizados, com isto perco ritmo, aumenta o controle para distribuir, coletar (exigindo um nível elevado de organização) etc. O que é simples fica complicado.

É difícil compreender esse conceito, já que o gerenciamento diário deste modelo de manufatura é um assunto muito técnico e profundo. Não existem fórmulas matemática simplistas para o sucesso, em que uma única solução de adapta a qualquer produto e a qualquer empresa.

Tudo tem seu tempo, tem a forma de controlar e acompanhar, não existe milagre para compensar os erros dos processos anteriores nos terceirizados.

O poder do fornecedor de serviço é limitado dentro de um terceirizado, a não ser que você desenvolva uma parceria com o terceirizado.

O preço pago ao terceirizado também limita as melhoras dos processos, equipamentos etc.

Temos ferramentas que contribuem para o melhoramento da gestão diária dos processos terceirizados

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×