Dentro dos conceitos de manufatura lean, aprendemos que cada caso é um caso.
Encontramos dentro do nosso trabalho de consultoria, um tentativa, um desejo por parte da maioria das pessoas, de definir um padrão de como executar um processo, sem olhar o cenário que se encontra.
Temos “sim” que padronizar, definir os caminhos para que as metas sejam atingidas, mais sem prejudicar a melhoria dos processos para o “futuro”, temos que motivar as pessoas que continuem buscando novas soluções para dificuldades antigas e novas dificuldades que surgem com o desenvolvimentos de novas matérias primas, novos produtos, mudança de senário, etc.
Para situações diferente, no contexto, na quantidade, aplicabilidade, etc. caminhos diferente, ou seja, padrão diferente. Quando você insiste com um padrão para tudo você está engessando sua empresa.
A empresa engessada nos processos, usam o mesmo remédio para toda dificuldade encontrada, pensam que tudo é prego e querem usar sempre o mesmo martelo com o cabo de madeira. Quando surgem mais dificuldades querem mais padrões. Pegam os padrões antigos, e adicionam mais inspeções, reorganizam, coloca mais pessoas, solicitam as pessoas do processo seguinte que revisem todo o processo anterior, etc.
Solução lean: Encontre a causa raiz, encontre e conserte, Supervisor trabalhar mais intensamente no objetivo se encontrar a causa raiz. Entenda que somente agir sem encontrar a causa raiz, você pode somente está engessando o processo, provocando mais atrasos e aumentando os custos.
Para definir um padrão, é necessário conhecer o que está sendo definido, tanto da execução como também conhecer como vai ser usado no processo seguinte. Considerar que o processo seguinte pode ser o usuário final
Um padrão definido deve ser documentado (LUT – Lição de Um tema) e treinado todos que vão executar este padrão. De forma que a execução seja igual para todos que executam a mesma tarefa.
Em caso de falta de conhecimento é sempre bom recorrer a quem pode ajudar.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 9201 5039 Magna Mota.
S. A. Consultoria Industrial