O que é um Plano mestre de Produção?
Segundo o Dicionário APICS, 7ª Edição de 1992 o Plano Mestre de Produção é:
“Uma declaração do que a empresa espera manufaturar. É o programa antecipado de produção daqueles itens a cargo do programador mestre. O programador mestre mantém este programa que, por sua vez, toma-se uma série de decisões de planejamento que dirigem o planejamento de necessidade de materiais (MRP). Representa o que a empresa pretende produzir expresso em configurações, quantidades e datas específicas. O PMP não é uma previsão de vendas, que representa uma declaração de demanda. O PMP deve levar em conta a demanda, o plano de produção (ou S&OP), e outras importantes considerações, como solicitações pendentes, disponibilidade de material, disponibilidade de capacidade, políticas e metas gerenciais, entre outras. É o resultado do processo programação mestre. O programa mestre é uma representação combinada de previsões de demanda, pendências, o programa mestre em si, o estoque projetado disponível e a quantidade disponível para promessa.”
Onde o Plano de Produção considera famílias de produto, o PMP especifica itens finais que fazem parte destas famílias, com base nos Roteiros de Fabricação e nas Estruturas dos produtos fornecidos pela Racionalização Industrial (Engenharia). A partir do estabelecimento do PMP, o sistema produtivo passa a assumir compromissos de fabricação e montagem dos bens e serviços. Ao executar o Planejamento Mestre da Produção e gerar um PMP inicial, o PPCP (Planejamento Programação Controle da Produção) deve analisá-lo quanto a necessidades de recursos produtivos com a finalidade de identificar possíveis gargalos que possam inviabilizar este plano quanto a sua execução em curto prazo. Identificados os potenciais problemas, e tomadas às medidas preventivas necessárias, o planejamento-mestre deve ser refeito até chegar-se ao PMP viável.
O PMP realiza o Mapeamento do Fluxo de Valor, referente a custos que agregam ou não valor aos produtos, controle de tempo de atravessamento dos processos e volumes etc.
A parte descrita acima mostra parte do lado técnico do PMP, pelo lado humano, o PMP mostra as pessoas o efeito de seu trabalho, para que nós não tenhamos que dizer a elas o que fazer. O PMP disponibiliza informações que guiam as pessoas a fazerem a coisa certa.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca à disposição da sua empresa para conversar sobre estes assuntos e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção e treinamento, contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita pelo telefone (85) 9111 9208 com Sergio Amorim ou (85) 9201 5039 Magna Mota.
S. A. Consultoria