O sistema de liderança com base no comando e controle, ainda funciona?

Sistema de Produção – Just in Case X Just in time – Análise
1 de agosto de 2013
Pontos a serem focados quando observar um fluxo de produção contínua
12 de agosto de 2013
Exibir tudo

O sistema de liderança com base no comando e controle, ainda funciona?

Estamos vivendo uma época de muitas mudanças, nossos funcionários não são os mesmos de antigamente em que o poder de chefe, autoridade e carisma eram suficientes para fazer a gestão nas organizações como também à necessidade de um resultado com maior eficiência com menos recursos e tempo para alcançar o resultado. Os funcionários de hoje tem uma maior quantidade de informação, a grande maioria estudou mais que os funcionários de antigamente, tem também acesso fácil à internet, lembrando que a internet democratizou a informação, a informação hoje não é mais poder somente do chefe, todos entendem mais de qualquer assunto, querem que suas opiniões sejam ouvidas e consideradas, todos conhecem seus direitos, que é mais uma dificuldade para quem faz à gestão a moda antiga.

Para liderar é necessário ser capaz de reconhecer as estratégias dos funcionários, a fim de que possa saber exatamente a que eles reagem, ou seja, como vão reagir à execução de uma meta, aos controles, aos métodos explicados, etc.. E você precisa ser capaz de imaginar quais estratégias que os outros usam a fim de saber como dar aos funcionários aquilo que elas querem para que sua gestão dê os resultados necessários. Tem que ser estrategista para fazer o funcionário compreender que tem e que quer realizar a meta conforme está planejado. Fazer reunião para explicar a necessidade de realizar a meta, o que acontece somente os funcionários que tem as audições mais desenvolvidas compreendem e se sensibilizam, esquecemos que tem funcionários que você deve usar outras estratégias, necessitam visualizar o que deve ser feito, outros tem que sentir a necessidade.

É obvio que você pode produzir resultados mais precisos se estiver mais informado sobre todas as coisas que uma pessoa faz para produzir um resultado. Fica fácil quando colocado assim, mas você quer realmente entender a estratégia dos seus funcionários? Lembrando que isto tudo é um jogo.

Nós todos temos estratégias diferentes. Se você não sabe a estratégia de compreensão de alguém, vai ter muito aborrecimento tentando explicar, querendo que ele faça o trabalho da forma que a organização necessita. O tipo de aborrecimento mais comum é aumento no número de faltas e a baixa qualidade dos produtos elaborados.

Estou convencido de que um dos maiores problemas na gestão atualmente, é que os gestores não conhecem as estratégias dos seus funcionários para realizar ou não uma atividade. Até agora nosso sistema de gestão tem sido baseado no que os funcionários devem fazer e não como podem fazer melhor.

 

S. A. Consultoria Industrial tem bastante experiência na gestão e na execução dos processos industriais e está a sua disposição para realizar um trabalho conforme a necessidade de sua empresa. Conheça com mais detalhes do nosso serviço marcando uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×