Sobrevivência, mudar é uma questão de sobrevivência em uma economia globalizada temos que atingir metas e as metas estão cada vez mais rigorosas. Não se bate estas metas tão rigorosas sem conhecimento e mudança rigorosas.
Primeiro obstáculo a ser vencido, somos nós mesmos, não gostamos muito de mudanças. Inventamos as mais variadas, complexas e inteligentes explicações para não mudarmos.
Cabe a Direção da empresa compreender esta situação e conduzir as pessoas sob sua responsabilidade para as mudanças necessárias para enfrentar uma economia globalizada e garantir a sobrevivência da empresa e dos empregados.
A minha experiência em realizar mudanças na área industrial tem me mostrado que quando o Gerente é um bom líder e compreende realmente a necessidade de mudar, este vai à busca de conhecimentos que lhe falta, segue orientações, são disciplinados, resultado: as mudanças acontecem. “Boa liderança é sinônimo de boas mudanças”.
Como conduzir um processo de mudanças?
Dando conhecimento a todos que fazem parte do processo. É importante que todos os coordenadores de todos os setores tenham conhecimento do processo inteiro e o que vai mudar o porquê da mudança e etc.. Um setor é cliente do outro, não se esqueça disso.
Ensinando a aplicar este conhecimento, treinando, avaliando se compreendeu antes de colocar em prática.
Coloque-os para fazer, acompanhando desde o início durante longos períodos seguidos até ter a certeza que está funcionando.
Comemore com eles os primeiros resultados alcançados e incentive a atingir mais resultados.
Fique atento a alguns termos usados por algumas pessoas quando você estiver implementando qualquer tipo de mudança.
Eu achei ou eu pensei, é o pai e mãe das coisas erradas no mundo, é a justificativa predileta usada por quem não gosta muito de mudar e tem preguiça. Incentive a pessoa a perguntar, nunca fazer na dúvida. Se errar não pode ser porque tinha dúvida. Erre por outro motivo este nunca.
Estou correndo atrás, quem corre atrás nunca alcança, ensine a correr do lado, quem corre do lado está com possibilidade de ultrapassar.
Primeiro vou fazer isto, na verdade está querendo dizer “bem devagar”.
Depois a gente faz isto, que dizer “nunca”, a final é importante? Caso sim faça agora.
Caso você ache necessário contratar uma consultoria avalie o conhecimento e a experiência desta consultoria dentro da sua necessidade de mudança, ou seja, pelo seu conhecimento mental e prático, mas lembre, cabe aos gestores da empresa adquirir este conhecimento junto à consultoria e fazer a execução das mudanças com a supervisão da consultoria caso contrário quando a consultoria sai não fica “nada”.
A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para mostrar todo o seu conhecimento mental e prático área industrial. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.