Melhoria contínua nas organizações – kaizen

Itens técnicos que garantem o sucesso de qualquer organização:
9 de junho de 2012
Qual o peso da qualidade da informação para tomada de decisão?
19 de junho de 2012
Exibir tudo

Melhoria contínua nas organizações – kaizen

A busca pela melhoria contínua nas organizações hoje é algo inevitável, como forma de melhorar constantemente os processos de trabalho, tendo como retorno a economia de tempo, gastos, retrabalho, ou seja, a busca de eficácia dos trabalhos.

Muito se tem falado e desejado na organização uma Melhoria Contínua, pergunto pra você que está lendo informativo, até onde estamos permitindo que esta melhoria contínua aconteça na nossa organização?

Melhoria contínua deve ser baseada numa direção consistente de para onde a organização está rumando. Algumas empresas estão à deriva, não se sabe ao certo pra onde querem ir, ou melhor, pra onde está indo.

“Melhoria contínua é um processo sem fim de melhorias”.

Melhora hoje, amanhã, no dia seguinte e assim por diante. Organizações com cultura de melhoria contínua não acreditam e nem aceitam programas pontuais, mágicos e salvadores que mudam o resultado da noite para o dia e pronto está tudo resolvido. A organização que tem a cultura de melhoria contínua sabe perfeitamente que a melhor solução de hoje, é uma solução aceitável do mês seguinte e é uma solução obsoleta no ano que vem.

Pergunta o seguinte dentro no mesmo assunto em questão, quem está preparado para reconhecer que a melhor prática hoje amanhã não tem mais valor?

Vejo bastantes pessoas nas empresas se segurando no modo que executa determinados processos, ou seja, dentro de uma zona de conforto tremenda, passa anos e anos e não contribui com uma melhoria se quer. É o que chamamos de consistência estática, resistem à mudança, estas pessoas se orgulham de manter tudo como está e raramente percebem que existe uma oportunidade para melhorar. O discurso que sempre ouvimos:
•Temos tudo otimizado, não existe chance de melhoria;
•Tudo é programado com antecedência, e na prática não existem controles, falta matéria prima no processo de produção, grupos programados com minutos a mais e outros a menos;
•Sempre fomos lucrativos, não vejo razão para mudar em time que está ganhando;

Temos a organização da inconsistência dinâmica, percebem que não estão obtendo o resultado satisfatório, estão ativamente instalando novos programas, buscando soluções mágicas, muitas reuniões quase que os dias inteiros estão todos sobrecarregados com várias tarefas, todas são prioridades, e não se consegue fazer nada de novo, é importante mais eu não tenho tempo pra ver, fica uma busca constante para se conseguir o resultado com o que existe.

Por último temos a organização consciência dinâmica, esta realmente entende o significado e prioriza a busca de melhorias constante. As pessoas são incentivadas a apresentar sempre melhorias em seus processos, ninguém é punido caso em um teste na busca da melhoria o resultado não seja o esperado, pelo contrário é incentivado a analisar porque deu errado.

A S. A. Consultoria Industrial se coloca a disposição da sua empresa para conversar sobre este assunto e contribuir com um trabalho especializado diretamente na cadeia de produção contribuindo para um aumento da sua capacidade técnica. Conheça com mais detalhes os nossos serviços marcando uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×