Análise de resultado satisfatório

É necessário ter uma equipe preparada para obter um resultado satisfatório
10 de janeiro de 2012
Como você avalia os processos no chão da fábrica (Gemba)?
23 de fevereiro de 2012
Exibir tudo

Análise de resultado satisfatório

Este informativo tem o objetivo de chamar a sua atenção para avaliar as causas que levam os processos a ter um resultado aceitável, ou seja, um efeito satisfatório?

Normalmente fazemos assim: primeiro de imediato corrigimos o problema quando ele surge, é o mais urgente e em segundo procuramos identificar as causas, ou seja, o que causou o problema. De uma forma empírica com suposições e “chute” ou de uma forma mais organizada e documentada podemos usar o diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) como ferramenta na identificação dos problemas que estão causando um determinado efeito na qualidade, baixa eficiência, atraso na entrega, etc. se levanta todas as probabilidades possíveis, ou seja, os culpados e faz se um plano de ação com as correções necessárias.

Até aqui nada de novo, se bem que tem muita gente fazendo somente o primeiro passo descrito acima, mais que tal fazer o mesmo estudo completo nos processos que estão dando certo, identificar as causas que fazem com que o resultado seja satisfatório. Utilize para isto o diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe) como ferramenta na identificação de cada elemento que influência diretamente com o resultado.

O que podemos obter como resultado fazendo análise dos processos que funcionam:

Credibilidade junto à equipe, está se valorizando os pontos fortes da equipe e do processo. No dia que por algum motivo o resultado deste processo não for satisfatório, com a identificação já realizada dos pontos e dimensionada a sua importância para o resultado do processo, fica fácil encontrar a causa, ou seja, o que não foi feito que causasse este efeito.  Fora o argumento que o gestor passa a ter para conversar com sua equipe, já que a equipe vinha tendo um resultado satisfatório neste processo. Em muitas das vezes é excesso de confiança na execução do processo, dar uma relaxada, e etc.

Identificação em cada processo de procedimentos que são vitais, que são eles que fazem a diferença.

Fazer um plano de ação para reforçar estes pontos é muito importante. Neste momento você já começa a usar outra ferramenta que é o PDCA.

Como levantar estes dados e colocar no diagrama de Ishikawa, montar um plano de ação para cada causa, ou seja, um PDCA por completo, faz parte do treinamento de Racionalização Industrial como também do trabalho da S. A. Consultoria Industrial.

Além de treinamento, prestamos consultoria na área industrial. Conheça com mais detalhes do nosso serviço marcando uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×